Pesquisar
Close this search box.

São Cristóvão, a casa de Irmã Dulce

São Cristóvão, a casa de Irmã Dulce

São Cristóvão, cidade localizada a poucos 23 km de Aracaju, fundada em 1590 e considerada a 4ª capital a época mais antiga do País, detém todos os pré-requisitos para ser um dos xodós de Sergipe no pós-pandemia. Com um agradável roteiro a céu aberto, patrimônio histórico, rica em regionalidades, tem tudo para atrair viajantes do Brasil inteiro.

Um bom começo e a Praça de São Francisco exemplo material único do momento histórico em que Portugal e Espanha estiveram unidos sob uma mesma coroa. Faz parte dos 14 Patrimônios Mundiais do Brasil.. No meio da praça, um cruzeiro desenha ainda mais o século XVI.

O conjunto arquitetônico da igreja e convento São Francisco também merece atenção. São mais de 15 prédios tombados pelo Patrimônio Histórico e Cultural somente na parte alta da cidade. O Complexo do Convento São Francisco construído no final do século XVI é um dos mais expressivos remanescentes dentre os que foram edificados pela Ordem Franciscana.  

Mas tem ainda o Museu de Arte Sacra, que reúne peças que pertenceram às famílias nobres da região e foram doadas ao museu, principalmente advindas de engenhos da região do Agreste e Baixo São Francisco, expondo uma representação artístico/religiosa do século XVII ao XX. 

No mesmo complexo está a Igreja de São Francisco e a Capela da Ordem Terceira de São Francisco, concluída no século XVIII, e que situada na ala esquerda do Convento, atual Fundação Museu de Arte Sacra de Sergipe.

O conjunto compreende ainda a igreja e convento de Nossa Senhora do Carmo e Capela da Ordem Terceira do Carmo (Senhor dos Passos), além da Sala Irma Dulce, onde a carmelita começou seus dias de reclusão.

Na Igreja da Ordem Terceira ou do Senhor dos Passos, o Salão dos Ex-votos chama atenção.  O forro da capela-mor da Ordem Terceira foi restaurando e nesse processo se descobriu que embaixo da pintura havia um verdadeiro mosaico barroco. Possui ainda um claustro interno que deve ser visitado.

Mas é no Memorial Irmã Dulce, Inaugurado no dia 4 de abril de 2009, que turista se sente mais em casa. A sala localizada no Convento do Carmo é mantida pelos Frades Carmelitas e apresenta um resgate da trajetória da freira durante seu período de permanência no convento, quando definitivamente optou por servir aos pobres e doentes, confirmando a sua vocação religiosa.

Irmã Dulce permaneceu no convento de São Cristóvão por um ano e sete meses, tendo sido consagrada freira em 1934. De acordo com as memórias escritas pela própria Irmã Dulce, a passagem por Sergipe foi fundamental para que definisse os rumos de sua vida religiosa.

PAPO COM AGENTE

No dia 19 de outubro, às 16h, o “Papo com Agente”, projeto mensal da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (Abav-SP) e da Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo (Aviesp), debaterá em live aberta no Youtube (link) a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A transmissão ao vivo terá como convidados Adriano Pereira, diretor da Turix Turismo e vice-presidente da Abav-SP, e Fernão Loureiro, CEO e fundador da Loureiro Consultores e autor do livro “Gestão Estratégica de Viagens Corporativas”. Imperdível.

CATARATAS

Seguindo rigorosos protocolos sanitários, os organizadores do Festival das Cataratas estão preparando mais uma edição da tradicional Feira de Turismo e Negócios para os dias 2, 3 e 4 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). O evento é um dos principais do turismo nacional e movimenta a cadeia produtiva do setor. Com o foco na geração de negócios, a Feira é um perfeito retrato sobre produtos e serviços do Brasil e da América do Sul, integrando agentes de viagem, operadores de turismo, meios de hospedagem, companhias aéreas, bares e restaurantes, casas de shows, transporte, e profissionais afins.

RAFAIN PALACE

O Rafain Palace Hotel & Convention reabriu as suas portas, após mais de seis meses com as operações suspensas. De acordo com Thiago Gonçalves, gerente de Vendas da Área de Lazer do empreendimento, foi estudada a implementação de novas medidas de segurança para garantir a segurança de hóspedes e colaboradores. Outros investimentos, segundo o executivo, envolve a comunicação, principalmente visual, mantendo os clientes cientes sobre as medidas que devem ser seguidas, de acordo com normas estabelecidas por órgãos responsáveis.

MONTE VERDE

Quem pensa que o estado de Minas Gerais é só calor, é porque ainda não conhece Monte Verde, distrito da cidade mineira de Camanducaia. O destino está a 1.554 metros de altitude e se fosse emancipado, seria o segundo município mais alto do Brasil. Monte Verde fica na Serra da Mantiqueira, ponto mais alto de Minas Gerais e faz divisa com o estado de São Paulo. O clima é tropical de altitude, indo dos 25°C no verão ao 0°C no inverno. Rodeada de picos e montanhas, situação geográfica favorável ao clima europeu, Monte Verde é reconhecida como estância climática é visitada por muitos turistas.

ETHIPPIAN AIRLINES

A Argentina continua fechada para Brasileiros viajando a turismo, porém, passageiros residentes, com visto de trabalho, DNI, visto de estudantes já podem usufruir dos voos da Ethiopian Airlines, que voltou a operar o voo semanal para Buenos Aires, na Argentina. com a aeronave 787 Dreamliner. A rota foi reativada no dia 12 deste mês e as conexões já estão disponíveis às segundas-feiras a partir do Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU). Enquanto isso, muitos turistas brasileiros continuam a espera da liberação para visitar Buenos Aires e outras cidades argentinas.

CENTURY PAULISTA

Para atender à demanda crescente do setor de eventos na cidade de São Paulo, o Hotel Century Paulista reabriu seu Centro de Convenções dia 1º de outubro, seguindo os devidos protocolos sanitários. Com localização privilegiada a apenas 500 metros da Avenida Paulista, na região do Paraíso, o Century Paulista atende com excelência todos os tipos de eventos empresariais. Entre as medidas de segurança adotadas no Centro de Convenções estão capacidade total das salas reduzida para 40%, álcool gel disponível no foyer, coffee break individual medição de temperatura.

DESTINO CERTO

São Paulo é destino certo para todos os públicos em qualquer época do ano. A cidade está aos poucos retomando as atividades e já é possível aproveitar um pouco do que a capital paulista tem de melhor de uma forma segura. Para a hospedagem, a dica é o WZ Hotel Jardins, um hotel moderno em endereço privilegiado na cidade. Bairros como Pinheiros, Jardins e Vila Madalena, todos facilmente acessíveis a partir do WZ Hotel Jardins, oferecem uma ampla variedade gastronômica e uma viagem pelos sabores das mais diferentes culinárias. Restaurantes e bares de São Paulo já foram reabertos ao público.

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar