Majoritariamente católico, o Brasil é um dos lugares que mais abriga templos e santuários que atraem milhares de devotos. O Santuário Nacional de Aparecida, um dos mais visitados, já reabriu as portas para fiéis e visitantes.

Situada a cerca de 160 quilômetros de São Paulo, Aparecida detém diversos atrativos turísticos religiosos. O centro histórico é o coração da cidade e é ali que está a Basílica Velha, primeiro templo do país reconhecido pelo Vaticano.

Inaugurada em 1745, a igreja foi casa da imagem de Nossa Senhora Aparecida até o ano de 1982, quando foi transferida para o Santuário. Seu surpreendente estilo barroco está preservado.

A Passarela da Fé é um dos símbolos da cidade. Inaugurada no ano de 1971, a ponte liga a Basílica Velha ao Santuário Nacional. Com quase 400 metros de extensão, seu formato em S homenageia a Santa Padroeira e milhares de devotos, anualmente, atravessam a ponte de joelhos.

Inaugurado em 2006, o Morro do Presépio possui 70 esculturas que representam o nascimento de Jesus, o encontro da Imagem de N. S. Aparecida no Rio Paraíba do Sul e atrações como gruta, cascatas, lago e mirante.

O Museu Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado em setembro de 1956 e tem um rico acervo sobre a história da devoção a Padroeira do Brasil. O Campanário faz parte das obras do Jubileu de 300 anos da descoberta da Imagem Santa, bem como o Monumento dos 300 anos.

Uma das atrações mais recentes do Santuário é o Circuito de Visitação à Cúpula. O espaço conta com 52 painéis coloridos e ilustrativos, além de cerca de 100 objetos em exposição. A obra está localizada sobre o Altar Central, a mais de 50 metros do chão.

O maior destaque, no entanto, fica por conta do Santuário Nacional. Sua construção começou em 1946 quando a pedra fundamental foi lançada. A inauguração só aconteceu em 1982, com a trasladação da Imagem Milagrosa da Basílica Velha para a Basílica Nova.

A Torre da Basílica pode ser vista desde a Rodovia Dutra e possui 107 metros de altura. A Cúpula Central tem 70 metros e está instalada em quase 72 mil m² de área construída. Dentro, há quatro capelas internas – Santíssimo, Batismo, Ressurreição e Velas. A parte mais visitada e importante é o Nicho, onde se encontra a imagem original do século XVII, que está em exposição diária para os devotos.

E para aqueles que desejam ver a terra da Santa Padroeira das alturas, os Bondinhos Aéreos são a melhor opção.

FORA DO LAR

Com a rotina pré-pandemia sendo retomada aos poucos, o setor da alimentação busca soluções para o retorno seguro, e também para a recuperação dos negócios. Com o tema “A recuperação do setor de alimentação fora do lar no Brasil” o painel do Festuris Connection vai juntar de forma online três nomes do setor nacional para debater o assunto. Alexandre Sampaio, presidente FBHA, Fernando Blower, presidente da ANR e Henry Chmelnitsky, presidente do Sindicato do SINDHA. A apresentação deste painel acontece dia 7 de outubro, a partir das 14h.

PORTUGAL É BOM

Apesar de Portugal não ter tido um bom verão em termos de turismo e de ainda haver alguns focos no país do Covid-19, parece que nem tudo são más notícias. A boa notícia é a percepção positiva que os turistas europeus tiveram de Lisboa no verão. De acordo com uma pesquisa recente do site www.jetcost.pt, oito em cada dez turistas que foram a Portugal sentiram-se seguros. A todos os entrevistados foi pedido que respondessem se ficaram satisfeitos com as medidas de segurança existentes nos aviões, nos hotéis, nas excursões ou nas praias.

SUMMIT HOTELS

A rede hoteleira Summit Hotels acaba de incorporar mais um ótimo produto em seu portfólio. É o segundo empreendimento da cidade de Jundiaí, agora com o Summit Center Park Hotel. A Summit está se desenvolvendo de maneira rápida e consistente no interior de São Paulo e promete novos anúncios para até o final desse semestre. O Summit Center Park hotel é um produto hoteleiro midscale, localizado na região mais nobre de Jundiaí, e conta com 86 apartamentos, piscina, sauna, academia e salas de eventos, sendo excelente tanto para o público corporativo, quanto de lazer em finais de semana.

CICLOTRILHA

Ilhabela pode ter em breve um novo atrativo turístico. O projeto, já discutido em reunião do COMTUR, prevê a concepção de uma ciclotrilha para ciclistas e pedestres, que vai interligar as principais trilhas existentes na ilha em um percurso único de 51 km do Jabaquara até a Ponta da Sepituba. O projeto, que ainda está em concepção, será acompanhado por um grupo técnico e agora segue para ser discutido. Além de possibilitar a realização de atividades junto à natureza, a proposta tem ainda um caráter ecológico, já que a ciclotrilha vai criar delimitação física entre a área urbana e o Parque Estadual de Ilhabela.

BELLORA E OCAMPO

O Festuris Connection, evento que irá debater o futuro do alimento e da gastronomia durante três dias, coloca em pauta diferentes tendências da cozinha moderna, aliadas ao turismo. Uma delas é a cozinha de ingredientes, com o tema “Valorização da sociobiodiversidade: a cozinha de ingredientes que está revolucionando a gastronomia moderna”. Este painel será no dia 7 de outubro. Um dos principais defensores desse tipo de cozinha, o chef gaúcho Rodrigo Bellora, é um dos convidados do painel que traz ainda a participação do chef peruano Palmiro Ocampo.

PRAIA DE TABATINGA

Localizada na Praia de Tabatinga, em Caraguatatuba, a Port Louis já se destaca no cenário hoteleiro do Litoral Norte de São Paulo por combinar a privacidade e a tranquilidade de uma pousada com os serviços e a estrutura de um resort. Agora, o empreendimento traz mais um atrativo. A Port Louis vai lançar seu programa de timeshare a partir de 30 de outubro, data em que a sala de vendas começa a operar. O projeto tem ainda parceria com a RCI, líder mundial em intercâmbios de férias, com 4.300 empreendimentos afiliados em mais de 100 países.

OPÇÃO EM MADRID

O encontro das ruas Canalejas, Sevilla e Alcalá, onde se localiza o novo Four Seasons Hotel Madrid, é um dos endereços icônicos da Espanha. Personagem de livros espanhóis e palco de alguns dos capítulos da história do país, foi onde surgiram as primeiras hospedarias de Madrid. Neste endereço, Four Seasons iniciou um minucioso projeto de restauração de sete edifícios históricos, com o desafio de preservar a identidade e a individualidade de cada estrutura. Para dar vida ao Four Seasons Madrid, os sete prédios que remontam a 1800 foram restaurados simultaneamente – fato inédito na história da capital espanhola.

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email