Pesquisar
Close this search box.

Mdic destaca força do PIM, em solenidade

https://www.jcam.com.br/ppart16102009.jpg

O PIM (Polo Industrial de Manaus) saiu da crise com mais empregos e mais empresas que o registrado em setembro de 2008. A afirmação é do secretário de Desenvolvimento da Produção do Mdic (Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Armando Meziat, e foi feita durante a solenidade de lançamento da 5ª Fiam (Feira Internacional da Amazônia), na última quarta-feira, 14, no Brasil 21 – Centro de Convenções, em Brasília.
“É a confirmação da força do PIM e do acerto do modelo estabelecido na ZFM (Zona Franca de Manaus) como suporte ao desenvolvimento sustentável da Amazônia. É a confirmação de como a política industrial foi oportuna e necessária”, declarou Meziat, que representava o ministro Miguel Jorge, durante a solenidade.
O secretário lembrou que a Fiam 2008 foi realizada uma semana antes do início da crise financeira mundial. “Hoje, pouco mais de um ano após este período, a economia brasileira celebra um sólido desempenho e gradual retomada dos investimentos. Portanto, temos motivo de sobra para comemorar o lançamento da Fiam 2009”, comemorou.
Para a titular da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Flávia Grosso, a Fiam tem contribu­ído de forma significativa para o fortalecimento da economia da região, em especial do PIM e é a principal ação da autarquia, voltada para a atração de investimentos e promoção das potencialidades amazônicas.
A superintendente chamou a atenção para a evolução do faturamento das empresas da capital amazonense nos últimos meses. “Em 2008, o PIM gerou mais de US$ 30 bilhões de faturamento e, mais de 100 mil empregos diretos. Agora, apesar da crise, este é o quinto mês de crescimento industrial, de faturamento e de absorção de emprego”, salientou.
O evento teve como objetivo divulgar os atrativos da feira e as potencialidades de investimentos na Amazônia Ocidental, além de convidar a comunidade diplomática, parlamentares, empresários e representantes de órgãos governamentais a participarem da quinta edição da Fiam, que ocorrerá em Manaus, de 25 a 28 de novembro.
“A Fiam transforma-se a cada edição em um evento que atrai novos empreendedores capazes de identificar e efetivamente explorar as riquezas da região”, destacou o presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Armando de Queiroz Monteiro Neto. O dirigente lembrou ainda o papel da feira de promover o potencial econômico da região, incluindo produtos industrializados e regionais que utilizam matéria-prima da biodiversidade amazônica, além de divulgar os atrativos turísticos e estimular o intercâmbio científico e tecnológico.
Estiveram presentes na solenidade, os presidentes da Fieam (Federação da Indústria do Estado do Amazonas), Antônio Silva, e do Sinaees (Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos e Eletroeletrônicos do Amazonas), Wilson Périco, além do diretor do Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas), Ronaldo Mota. Os senadores João Pedro (PT-AM), Jefferson Praia (PDT-AM), Romeu Tuma (PTB-SP) também compareceram, assim como a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e representantes do governo do Amazonas (Isaac Alves) e dos ministérios da Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores, Minas e Energia. Itamaraty, Caixa Econômica Federal, Camex (Câmara de Comércio Exterior), Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) e federações das indústrias de Roraima e Pará também estavam na lista.

Produtos regionais ganham evidência na feira deste ano

Até o dia 20 de outubro, estão abertas as inscrições para o processo de seleção de produtos regionais que ficarão em exposição na vitrine de lançamentos do Pavilhão Amazônia, uma das grandes novidades da quinta edição da Fiam, que acontece de 25 a 28 de novembro, no Studio 5 – Centro de Convenções. Podem concorrer produtos amazônicos que tenham caráter inovador e viabilidade mercadológica.
Serão selecionados 30 produtos para a vitrine de lançamentos. A escolha será feita com base nos seguintes critérios: origem a partir da biodiversidade amazônica; inserção nas cadeias produtivas de fruticultura, piscicultura, produtos florestais (móveis e peças de decoração), produtos florestais não madeireiros (biojóias e fibras), biocosméticos e polo cerâmico; apresentação de alto nível de agregação de valor e escala de produção, bem como fabricação feita por micro e pequenas empresas instaladas na área da Amazônia Legal, que compreende os Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, além de Mato Grosso e parte do Maranhão. A única ressalva é que não poderão participar produtos que necessitem passar por processos de congelamento e resfriamento.
Os produtos inscritos serão avaliados por uma comissão composta por técnicos da Suframa e do CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia). De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Regional da Suframa, Eliany Gomes, por meio dessa iniciativa a autarquia busca dar maior visibilidade às potencialidades regionais e contribuir para a inserção de novos produtos no mercado.
O edital e formulário de inscrição estão disponíveis no sítio da Fiam: http://www.suframa.gov.br/fiam/2009/caminho=fiam_novosprodutos.cfm. O formulário deve ser impresso, assinado, digitalizado e encaminhado à autarquia, juntamente com fotos do produto pelo endereço  [email protected]. O resultado final será divulgado no próximo dia 30.
A vitrine de lançamento de produtos é uma das atividades previstas na programação do Pavilhão Amazônia, que será instalado na tenda climatizada que fica na área externa do Studio 5 Centro de Convenções,  onde ocorrerá a solenidade de abertura do evento. O local contará com estandes para a comercialização de produtos de micro e pequenas empresas, associações e cooperativas dos Estados da região; vitrine de lançamento de produtos; estandes para exposição de fibras, cosméticos, fitoterápicos e confecções; além dos espaços da Cidadania, da Cultura e das Artes. O Pavilhão funcionará de 26 a 29 de novembro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar