Pesquisar
Close this search box.

Manauara pretende gastar R$ 248

https://www.jcam.com.br/ppart16042013.jpg

O Dia das Mães é considerado a segunda data mais importante para o comércio de Manaus, perdendo apenas para o Natal. A estimativa é de que mais de 462 mil consumidores irão as compras durante o fim deste mês e o início de maio para gastar em torno de R$ 114,8 milhões para presentear suas mães. O valor representa 4,9% a mais em relação a 2012 e dá uma média de R$ 248,29 gastos por pessoa. Os dados são da CDLM (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus).
Entre os produtos mais procurados estão o de vestuário e lingeries. Um total de 18% dos consumidores pretendem presentear suas mães com vestimentas. O item também foi o que mais apresentou crescimento, 4,6% a mais em relação a 2012, saindo da quarta para a primeira posição. Na sequência vem o setor de eletrodomésticos com 13,7% da intenção de compra, pulando do quinto para o segundo lugar. Os calçados se mantiveram na terceira posição, sendo o preferido de 12,5% dos filhos.
Para o presidente da CDLM, Ralph Assayag, a pesquisa demonstra que os filhos estão optando por produtos que são indispensáveis as mães. “Os dados demonstram um crescimento na procura por produtos que são realmente uma necessidade, que todos utilizam,” explicou.
Em 2012 as vendas dos Dias das Mães ficaram abaixo do previsto. O crescimento esperado era de mais de 7% e ficou abaixo da metade, com 3,5%. O dono da loja de eletrodomésticos, TV Lar, José Azevedo, ressalta que está havendo uma melhora na venda do comércio e a expectativa é de que se consiga superar o ano passado. “O comércio está preparado e motivado para isso, o mês de maio tende a ser um ótimo mês. Já observamos um crescimento nas vendas nos três primeiros meses, com certeza será melhor no mês das mães”, comenta.

Perfumes em queda

O produto que apresentou a maior baixa da lista foram os tradicionais perfumes, o item que ocupava a primeira posição da lista em 2011 com 15,3% e 2012 com 14,1% das intenções de compra, caiu para 9,7% e ocupa apenas a quarta posição entre os produtos. Para Ralph Assayag é reflexo de uma melhor condição financeira do povo de Manaus. “O aumento de pessoas empregadas faz com que consigam um melhor resultado financeiro, com isso tendem a comprar algo melhor e maior”, conclui.
A gerente de vendas do Boticário em Manaus, Ana Claudia, não acredita que haja uma queda na venda de perfumes em relação ao ano passado. “Não levamos em consideração a pesquisa. Estamos fazendo todas nossas metas, não estamos sentindo nenhuma queda e esperamos crescer no Dia das Mães pelo menos 15% em relação ao ano passado”, concluiu.

‘Ex-carros-chefe’ são agora coadjuvantes

Os CDs e DVDs também seguem em queda livre na lista de preferências. O item que ocupava as primeiras posições dos presentes na década passada, já ocupava apenas 2,8% das intenções ano passado. Influenciado pelo crescimento da internet, compartilhamento e pirataria o item agora tem apenas 1,2% das intenções e é o preferido por apenas 0,5% das mães.
Os celulares também vêm apresentando queda na lista de presentes do dia das mães. Em 2010 era responsável por 12% das intenções, ano passado 8% e em 2013 7,5%. No entanto isso ocorre por causa do crescimento de produtos similares como smartphones e tablets. “O celular vem caindo por causa dos novos modelos que não são considerados simples celulares, como é o caso dos tablets, smartphones, até notebooks e computadores. O consumidor quer dar para sua mãe algo que possam utilizar para se comunicar e o celular não é mais a única opção viável”, explica Ralph Assayag.

Internet

O número de pessoas que compram seus presentes pela internet ainda são modestos em Manaus. No entanto o modelo apresenta o dobro da intenção de compras em relação ao ano passado com 0,8%, sendo o sistema preferido de compra de 1,6% em 2013. No entanto Ralph Assayag, admite que o sistema de venda é pouco explorado em Manaus e precisa crescer. “As lojas do Amazonas ainda utilizam muito pouco, ainda tem muito a aprender e a fazer. Muita loja do resto do Brasil utiliza seu site e acaba conquistando clientes daqui”.
O presidente da CDLM utiliza os dados referentes ao crescimento a forma como as pessoas buscam se informar sobre os produtos e serviços para ressaltar a necessidade de investimento nessa área. “A divulgação está quase chegando igual a da televisão e as lojas de Manaus não exploram bem esse ramo”. Os dados referentes ao meio de informação que os consumidores procuram sobre os produtos dão conta que 43,1% dos entrevistados buscam pesquisar nas lojas, 20,2% utilizam a televisão e 19,3% a internet.

Utilização de cartões próprios em alta

A maioria das pessoas ainda pretende utilizar o dinheiro como meio de pagamento para o presente de dia das mães, com 63,5% dos entrevistados. No entanto o que chama atenção é o crescimento de 4,9% para 22,5% das pessoas que utilizarão o cartão das lojas para efetuar suas compras de dia das mães em 2013. Por outro lado o cartão de crédito caiu de 23,6% para 9%.
Para o presidente da CDLM, além da influência dos juros e problemas de crédito isso é parte do trabalho das lojas que vêm procurando fidelizar seus clientes. “Você vai comprar o produto ele te dá o preço no cartão dele sem os juros, dividindo em 2x ou 3x e ainda ganhando algum bônus ou desconto” explica. Ralph Assyag também destaca a importância do sistema para os comerciantes. “É muito positivo. Ao criar o cartão de uma loja o cliente fica preso àquela empresa e tende a voltar e comprar mais produtos lá, esses números demonstram isso” explica.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar