Pesquisar
Close this search box.

Leilão da usina de Jirau é publicado e marcado para maio

O leilão de compra de energia elétrica proveniente da usina de Jirau foi marcado para 9 de maio. O Ministério de Minas e Energia publicou a portaria determinando que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) realize o leilão. Jirau é a segunda usina do Complexo Hidrelétrico do Rio Madeira, em Rondônia, e vai gerar 3.300 megawatts de energia.

A Aneel vai elaborar o edital com as regras a serem seguidas pelas empresas distribuidoras de energia elétrica interessadas em participar do leilão, e também os CCEAR (Contratos de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado). Os contratos deverão seguir a modalidade por quantidade de energia, com prazo de duração de 30 anos.

A energia terá que ser entregue a partir de 2013. As diretrizes do processo de licitação serão estabelecidas pelo ministério em portaria a ser publicada posteriormente. O Conselho Nacional de Política Energética ainda vai deliberar sobre a realização do leilão de Jirau.

O complexo de usinas do Madeira faz parte das obras previstas no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O leilão da primeira usina, a de Santo Antônio, foi vencido pelo Consórcio Madeira Energia, em dezembro do ano passado. Santo Antônio, que fica a 10 quilômetros de Porto Velho, a capital do estado, será a primeira usina do complexo a gerar energia. Serão 3.150 megawatts.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar