Pesquisar
Close this search box.

Agricultura & Pecuária

O biodigestor é um equipamento ou aparelho destinado à produção de biogás, ou seja, um conjunto ou mistura de gases, produzidos através da transformação de resíduos e detritos orgânicos de qualquer natureza. Barato, eficiente e de fácil construção, pode ser construído de alvenaria, pelo próprio produtor rural, ou adquirido já pronto, de outros tipos e capacidades diversas.

Depois de sua utilização para a produzir o biogás, os materiais se transformam em um excelente adubo orgânico para lavouras, hortas, jardins, pomares, etc. e que pode servir, em alguns casos, para a alimentação de peixes e para compor rações para alguns animais.

O biodigestor produz o biogás pela fermentação, em ambiente anaeróbio, das matérias nele colocadas. O biogás é formado pela mistura de vapor de água, gás carbônico, gás metano e outros, predominando o metano, com 60 a 80% do volume total, embora essas percentagens possam variar, de acordo com os materiais utilizados na sua produção.

Manejo dos biodigestores

Os mais comuns são, em geral, carregados todos os dias, após a descarga do material já utilizado e transformado, como já mencionamos, em um excelente adubo orgânico, que vai para depósitos ou diretamente para as lavouras. Para fazê-lo funcionar colocamos, em partes iguais, as matérias fermentáveis e a água e, depois, os misturamos bem.

A quantidade de gás produzida por dia, varia de acordo com a matéria-prima nele utilizada e principalmente, com a capacidade do próprio biodigestor. Para darmos uma idéia da produção e do consumo de biogás, basta citarmos que uma casa de família, com cinco pessoas, gasta em média 10m³ (metros cúbicos) desse gás, por dia. Para produzir essa quantidade gastamos, também por dia: 50kg de esterco de galinha ou 120 de suíno ou 250 de bovino ou, então, 250kg de palha de arroz, milho ou de outros cereais.
Os primeiros biodigestores utilizados no Brasil, eram do tipo indiano e do tipo chinês, mas, atualmente, a tecnologia de biodigestores desenvolvida no Brasil já superou os resultados obtidos com os antigos modelos.

Esses aparelhos podem produzir gás suficiente para várias utilizações, especialmente para gerar energia elétrica através de geradores de eletricidade movidos a biogás. Esta eletricidade produzida é utilizada nas dependências da propriedade rural, diminuindo o custo com a eletricidade da rede pública ou gerando energia em localidades nas quais a rede pública não é disponível.

Aquecedor solar simples para água

Para aquecermos a água ou elevarmos a sua temperatura, podemos utilizar um aparelho de construção caseira, muito simples, de baixo custo e de fácil construção. Este dispositivo nada mais é do que uma simples mangueira preta de borracha ou PVC, enrolada em uma armação, também simples, de madeira, formando uma cruz com os quatro braços do mesmo comprimento e nos quais pregamos um arame formando arcos para a passagem da mangueira em cada uma de suas voltas, construindo o aquecedor de forma circular.

A mangueira (ou cano) vem livre da fonte de abastecimento, é enrolada em forma espiral, formando o aquecedor e depois, novamente livre, leva a água até um reservatório ou direto para a sua utilização imediata.

Como em todo o seu trajeto a mangueira fica exposta aos raios caloríficos do sol, mesmo em dias nublados e só de mormaço, por ser preta ela absorve calor, esquenta bastante e aquece a água, atuando como as serpentinas das caldeiras a vapor. Quanto mais comprida a mangueira e mais voltas ela der em volta da armação, mais quente ficará a água que pode atingir mais de 50 ºC.

Este tipo de equipamento é muito útil em diversas situações como, por exemplo, as seguintes:

Aquecimento de água para tanques de criação de peixes, camarões, etc., de acordo com as necessidades de cada animal;

Fornecimento de água quente para uso pessoal, em casa. Isto pode ser muito útil, pois é um meio bem mais econômico que o aquecimento elétrico ou a gás, por exemplo.

Fonte

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar