Pesquisar
Close this search box.

Jogos trazem otimismo à economia

https://www.jcam.com.br/ppart09122013.JPG

Lideranças locais receberam com otimismo o resultado do sorteio que colocou as seleções dos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Suíça e Portugal dentro da Arena Amazônia durante a Copa do Mundo de 2014.
Por terem alto poder aquisitivo, americanos e europeus são esperados como uma grande oportunidade de alavancar negócios, principalmente pelo setor do turismo em Manaus.
Logo após o sorteio, que foi realizado na Costa do Sauípe na última sexta-feira (6), o prefeito de Manaus, Arthur Neto, declarou que a cidade foi muito bem aclamada pela sorte. Na opinião do chefe do executivo municipal, a proximidade do Brasil com algumas das nações que estarão presentes no Amazonas em 2014, pode servir como um atrativo extra para os turistas. Arthur Neto lembrou o acordo firmado recentemente com a TAP, para o voo direto entre Manaus e Portugal. Também avaliou o poder aquisitivo dos turistas americanos, que poderá ser extremamente benéficos para a cidade.
“Nós temos Estados Unidos e Portugal. Imagino que muitos turistas irão lá porque esses dois países são muitos próximos do Brasil nos laços culturais e nos laços de amizade e até nas questões geográficas. Portugal pela TAP e Estados Unidos pelo seu poder aquisitivo do seu povo. São quatro jogos excelentes, acredito que teremos êxito de público”, avaliou.
Tradição
Além desses fatores, o presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas), José Roberto Tadros, enxerga outro ponto positivo nas seleções que jogarão em gramados amazonenses: a tradição. Apesar de admitir que ainda não exista uma previsão de gastos estrangeiros, Tadros afirma que o sorteio privilegiou a capital amazonense com a presença de seleções tradicionais no cenário futebolístico internacional, o que na opinião dele, afetará diretamente a economia de Manaus.
“Ainda é cedo para se avaliar quanto os turistas gastarão durante o período dos jogos em Manaus. Mas, com certeza, em relação a outros países que não são forças no futebol, eu diria sem medo de errar que deverá haver um incremento de 30% a 40% do que se fossem países de ‘segunda linha’ no mundo futebolístico. Teremos dois campeões mundiais aqui: Itália e Inglaterra, que juntos somam cinco mundiais”, declarou.
Além de Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Suíça e Portugal, também desembarcarão em Manaus as seleções da Croácia, Honduras e Camarões.

Turismo em queda

Otimista, Tadros vê no torneio uma possibilidade de recolocar Manaus na Rota do turismo internacional. O presidente explica que o Amazonas vem perdendo muitos turistas no últimos anos. Segundo Tadros, o “turismo comprista” de décadas passadas hoje deu lugar a “turistas de transatlânticos” que saem do navio rumo ao interior da Floresta e acabam por não conhecer a cidade. A degradação do Centro e a invasão dos camelôs são alguns fatores apontados por Tadros como as causas do desinteresse estrangeiro por Manaus.
“Existe um clima muito negativo em turistas do primeiro mundo quando eles veem cidades desarrumadas, bagunçadas. Quando eles veem pessoas ocupando os leitos das ruas eles enxergam um cenário da África Subsaariana, então eles não descem. Enquanto não se retirar os camelôs e ordenar a cidade não temos a possibilidade de ter turistas circulando”. A retirada dos vendedores ambulantes da área central de Manaus é uma das exigências da FIFA.
O Jornal do Commercio tentou contato com Rafael Assayag, secretário municipal do Centro, mas até o fechamento da matéria não obteve sucesso.

Escolas de idiomas também comemoram

Além do comércio e do turismo o setor de línguas estrangeiras também viu o resultado do sorteio, com as presenças de Estados Unidos e Inglaterra garantidas como uma oportunidade de atrair clientes. De acordo com Eliana Pereira, consultora da escola Wizard, a procura tem sido grande durante este mês de dezembro –período tradicionalmente fraco, devido às festas de fim de ano.
“Este ano a procura no mês de dezembro está nos surpreendendo. A procura tem sido grande em todas as unidades. Acreditamos que este evento vai alavancar as nossas matrículas”.
De olho neste cenário, a consultora informa que a Wizard oferece um curso rápido de inglês com a duração de três meses, voltado exclusivamente para a conversação e atendimento: o Brasil Bilíngue.
“Nós vimos (o resultado do sorteio) como excelente. Isso significa que teremos muitos visitantes estrangeiros e as pessoas precisam se preparar para receber esses turistas. Ainda há tempo. No Brasil Bilíngue trabalhamos especificamente com o inglês, porque é idioma universal”, explicou.
Mas além do curso específico de inglês expectativa agora é com aumento na procura dos outros idiomas como italiano e espanhol, também falados pelas seleções visitantes.
“Somos um centro de formação linguística, trabalhamos com oito idiomas. Para esses outros idiomas estamos com matrículas abertas para começar já no dia 20 de janeiro. Até junho já dá para falar muita coisa”, ressaltou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar