Pesquisar
Close this search box.

Jefferson Praia: economia e Amazônia misturados

MARCELO PERES

Face: marcelo.peres  insta: @jcommercio 

Sob o comando dos jornalistas Caubi Cerquinho e Fred Novaes, diretor de redação, economista e professor Jefferson Praia, pré-candidato a deputado federal nas próximas eleições pela Rede Sustentabilidade foi o entrevistado no podcast do Jornal do Commercio “JC às 15h”. 

O economista busca voltar ao cenário político amazonense após oito anos, prometendo defender a ZFM (Zona Franca de Manaus) e ainda se empenhar no desenvolvimento de uma economia sustentável, com foco nas grandes potencialidades dos recursos naturais regionais.

Jefferson já foi senador da República. Suplente, substituiu o saudoso Jefferson Péres, político amazonense que fez escola e continua sendo um referencial de honestidade, seriedade e de atuação parlamentar ímpar, diferencial que o motiva a seguir adiante neste propósito para tornar o Estado tão grandioso quanto as suas dimensões geográficas continentais.

 Atualmente, Jefferson é professor da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), onde atua há 28 anos. O pré-candidato aponta como suas grandes bandeiras de luta a defesa incansável da ZFM, tornar o Amazonas como o Estado mais verde do mundo e viabilizar projetos sustentáveis que promovam mais empregos e renda à população.

Para Jeferson, é de suma importância resgatar o papel da Suframa que antes atuava como incentivadora do empreendedorismo e na qualificação da mão de obra, alavancando as atividades do parque industrial de Manaus. Ele avalia que a autarquia perdeu esse protagonismo ao longo dos anos, limitando-se agora seguir as ordens da equipe econômica do governo federal, sem dar a contrapartida aos empresários que marcou os seus trabalhos em outras épocas.

Ele garante estar mais preparado para ser melhor representante do Amazonas no Senado. E critica a subserviência do Estado nas negociações para a manutenção dos benefícios fiscais da ZFM.

Segundo Jefferson Praia, o Estado deve caminhar com suas próprias pernas. Porém, chama a atenção que tão cedo a região prescindirá das empresas industriais que respondem, hoje, por pelo menos 98% de toda a receita tributária do governo do Amazonas.

Economia verde

Ao contrário, o pré-candidato ressalta que é necessário desenvolver políticas públicas de curto prazo para promover mais qualidade de vida ao homem do interior, onde a presença do Estado é extremamente ínfima, levando à centralização de atividades focadas na agricultura incipiente, a maioria ainda de subsistência, deixando nas mãos de prefeitos a incumbência de movimentar a economia somente com os repasses estaduais e federais.

De acordo com o pré-candidato, as gerações do futuro estarão mais ligadas ao meio ambiente, algo que ainda não desperta tanta conscientização na população de hoje. Ele destaca que o mundo está voltado para a Amazônia, nas riquezas da superfície e do subsolo da região, que são sempre grandes atrativos para novos investimentos.

Porém, diz ele, os governantes devem priorizar atividades sustentáveis que, simultaneamente, gerem mais riquezas, empregos, renda, melhorando a qualidade de vida, e preservando a rica biodiversidade da região.

O pré-candidato pensa em uma economia verde que promova o desenvolvimento endógeno (que vem de baixo para cima), corrente que ditará os rumos dos investimentos futuros, segundo ele. E lembra da necessidade de defendermos com “unhas e dentes” a galinha de ovos de ouro que é a Zona Franca.

Jefferson prevê que as próximas eleições terão um conteúdo ideológico muito forte. Os eleitores estão mais conscientes. As redes sociais são uma ferramenta constante para mostrar o perfil de candidatos que, realmente, estejam comprometidos com as causas públicas, e não só com seus interesses pessoais.

Para ele, o pleito deste ano promoverá um aprendizado transformador, permitindo que a política seja um ideal de crescimento, de surgimento de novas oportunidades e de transformação de vidas, entendendo que a vida de todos (pessoas, países e os demais segmentos) passa pelas ações políticas.

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar