Pesquisar
Close this search box.

Eleições 2022 com novidades

Por Rita Ferreira

Insta: @ritaf20 Twitter: @JCommercio

O novo modelo de urna eletrônica que será usado nas Eleições Gerais deste ano foi apresentado pelo Tribunal Regional Eleitoral, na manhã desta segunda-feira (18), na sede do TRE/AM, situada no bairro Aleixo, zona Centro-Sul. Os representantes do órgão explicaram os procedimentos que irão reforçar a segurança do pleito, a ser realizado em outubro.

Entre as novidades, a diretora geral do TRE/AM Melissa Lavaredo Nogueira, destacou o horário de votação que foi alterado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Diferente do que os amazonenses estavam acostumados, a votação atenderá ao fuso horário de Brasília. 

“Como foi unificado com o horário de Brasília, aqui no Amazonas a maior parte das sessões e das zonas vai iniciar às 7h. E lembrando que temos 13 municípios com horário a menos, que vai iniciar às 6h da manhã”, disse.

As 3.454 urnas novas irão permanecer em Manaus, enquanto os eleitores do interior do Estado deverão registrar o voto no equipamento antigo. Ao todo,  9.209 urnas serão usadas no pleito. O Amazonas possui hoje 2,5 milhões de eleitores aptos a votar.

Novas urnas

As melhorias apontadas pelo TRE/AM para garantir uma eleição sem fraude será notada pelo eleitor no momento da votação. O tempo em que a foto do candidato aparecerá na tela será maior, exigindo alguns segundos a mais para que ele possa clicar no botão de confirmação.

A urna também será capaz de indicar se o eleitor digitou mais números do que é necessário e em casos de números sequenciais iguais, o eleitor precisará estar atento pois a urna não permite que a tecla seja pressionada sem um intervalo de tempo.

O secretário de Tecnologia da Informação, Ivan Carneiro, falou sobre as inovações do novo modelo de urna eletrônica, que também apresenta um design diferenciado. A urna é maior, com recursos de acessibilidade e o equipamento do mesário é touch-screen.

“Na questão de processamento, esta urna traz vantagem, como na utilização do teclado. Na urna antiga se o eleitor segurasse várias vezes numa tecla o número se repetiria, mas nesta não. A bateria da urna também é de longa vida. O modelo de 2009 aguentava uma carga de 10 horas, mas nesta daria para fazer um final de semana inteiro de votação se fosse preciso”, explicou.

Outra inovação apontada por Melissa Lavaredo é a capacidade de a urna indicar ao mesário uma demora anormal do eleitor para iniciar a votação. Nestes casos, caberá ao mesário perguntar ao eleitor na cabine se ele está tendo algum problema, um esquecimento dos números do candidato desejado, por exemplo.

Biometria

Diferentemente das últimas eleições, realizadas em 2020, quando os eleitores tinham biometria cadastrada, este ano, a votação será ‘mista’, com eleitores com e sem biometria.

É que devido a pandemia de Covid-19, não foi possível convocar o eleitorado para efetuar o cadastramento. A estes caberá o velho procedimento de apresentar o documento de identificação com foto, Título de Eleitor e fazer a assinatura no livro.

Também será possível votar apresentando o aplicativo e-Título no smartphone, pois ele contém todas as informações do eleitor. O TRE/AM incentiva que os eleitores que possuem telefone celular baixem o app e utilizem o documento digital.

Um software de simulação está sendo utilizado pelo Tribunal para treinar os mesários (Foto: Rita Ferreira)

Simulação

Um software de simulação está sendo utilizado pelo Tribunal para treinar os mesários que atenderão ao público no dia da votação e também para testar os novos equipamentos. O sistema simula um dia de votação com problemas reais que podem acontecer.

O chefe da Central de Urnas, Herbert Van Pereira, explicou o passo a passo do funcionamento da urna desde a impressão da página ‘zerésima’ que demonstra aos mesários e fiscais que os números de todos os candidatos estão cadastrados e que não há voto computado antes do início do pleito.

Na demonstração para a imprensa, o sistema mostrou um problema na identificação biométrica do eleitor. “Neste caso é se alguém estiver tentando se passar por outra pessoa, a urna não vai liberar o voto. O mesário vai checar todas as informações do eleitor junto com os documentos apresentados e pode liberar a urna com a sua própria digital”, ressaltou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar