Pesquisar
Close this search box.

Inadimplência dos consumidores desacelera e segue para estabilização

A inadimplência dos consumidores cresceu 10,3% no acumulado de janeiro a maio de 2009, na comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física.
No entanto, apesar da elevação, a inadimplência dos consumidores apresenta perda de fôlego, tendo em vista que de janeiro a abril deste ano, a alta verificada foi de 10,8%, na relação com os quatro primeiros meses de 2008.
A desaceleração também é observada na relação de maio de 2009 sobre maio de 2008, quando a inadimplência dos consumidores cresceu 8,4%. Em abril de 2009, o avanço foi de 8,9% frente a abril do ano anterior.
Segundo os técnicos da Serasa Experian, as perdas de ritmo devem-se à recuperação econômica verificada neste segundo trimestre, com o aumento do consumo, da liquidez, do crédito e da melhor expectativa do consumidor em relação à economia e à sua própria situação. Para o segundo semestre, a perspectiva dos analistas é de uma inadimplência estabilizada ou em queda, vinculada ao desempenho da atividade econômica e, principalmente, do emprego.
Na variação de maio de 2009 ante abril último, por sua vez, a inadimplência dos consumidores avançou 1,8%. De acordo com os técnicos, o aumento é decorrente das compras do Dia das Mães e dos gastos nos feriados prolongados de abril.
Os especialistas ressaltaram, ainda, que apesar do quinto mês do ano ter registrado o mesmo número de dias úteis (20) de abril, este último contou com dois feriados prolongados, sendo um com ponte em dia útil o que, na prática, reduz o total do mês para 19.
De janeiro a maio de 2009, o ranking de representatividade da inadimplência das pessoas físicas foi liderado pelas dívidas com os bancos, com 43,7% de participação no indicador. No mesmo período do ano anterior, tal percentual foi de 43,2%
Na segunda colocação do ranking, com expressivo aumento, estão as dívidas com cartões de crédito e financeiras.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar