Pesquisar
Close this search box.

Historiador aponta vantagens para intercâmbio do AM com o Peru

https://www.jcam.com.br/ppart27042010.jpg

A legislação tributária peruana permite investimentos na área da Amazônia com isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). Dessa forma, os empresários estão mais propensos a criarem oportunidades de negócios, além de adquirirem mais benefícios, como maior rentabilidade para as empresas.
De acordo com o historiador, advogado e membro do Instituto de Estudos Históricos do Pacífico, Francisco Pantigoso, o Peru tem registrado crescimento econômico positivo contínuo. “Durante a crise financeira mundial, o país cresceu 1%, e, em março, a alta foi de 6%. Os números representam bom sinal para o país e o deixa entre o recordistas no que se refere a economia mundial”, afirmou.
Ainda segundo Pantigoso, atualmente, a relação entre o Brasil e o Peru é estável. “Sempre houve aquela história de que os dois países têm relação de ‘cordial indiferença’, até certo momento só por causa das fronteiras. Entretanto, já e possível desenvolver uma ligação mais efetiva, até por conta da crescente troca de experiências econômicas”, salientou.
O historiador conta que antigamente os empresários peruanos tinham um certo receio de interagir com os empresários brasileiros. “Sempre existiu um fantasma de que o Brasil era um monstro no quesito economia. Mas, agora tudo está diferente, porque ambos estão procurando se aproximar cada vez mais, o que aumenta as relações comerciais”, destacou.
Um dos fatores importantes e que podem atrair mais empresários para o Peru é a inauguração da Interoceânica, que ligará Rio Branco (AC) a portos peruanos. Outro ponto a ser destacado, conforme o historiador, é que haverá também uma parceria com companhias aéreas, que deve iniciar a partir da segunda quinzena de maio.
Além disso, o Peru e o Brasil assinaram um convênio para evitar a dupla tributação. “Esse convênio começou a vigorar esse ano e permite uma tributação reduzida na fonte”, enfatizou.
Com o objetivo de estreitar ainda mais a relação entre o Brasil e o Peru e levar mais empresas de segmentos variados para a Amazônia Peruana, Pantigoso vai realizar uma palestra amanhã, no auditório da UEA (Universidade do Estado do Amazonas), a partir das 19h. “Deve se estreitar a vinculação comercial e de comunicação entre os dois países, principalmente entre as cidades de Manaus e Iquitos”, observou.
De acordo com Pantigoso, a aproximação entre os dois países deve proporcionar maior rentabilidade para ambos além de facilitar as questões econômicas. “Para isso vamos realizar essa palestra, para que os empresários possam conhecer e queiram investir no mercado peruano”, concluiu.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar