Pesquisar
Close this search box.

Acre lança bola de látex ecológica na Itália

Os produtos regionais da Amazônia têm despertado interesse do público que visita a 74ª Mostra Internazionale dell´Artigianato, em Firenze, Itália. A grande novidade da feira é a bola ecológica feita de látex, a partir da extração na reserva extrativista Chico Mendes e lançada na Itália pela cooperativa acreana, que representa 170 artesãos e grupos de artesãos do Acre. Segundo o Secretário Estadual de Esporte, Turismo e Lazer do Acre, Cassiano Marques Oliveira, é uma bola socialmente justa, ambientalmente sustentável e ecologicamente correta, além de ser reciclável. A cooperativa também trouxe para exposição outros produtos de origem florestal: madeira, sementes, fibras e borracha.
Cassiano Marques está animado com a expectativa de negócios com o mercado italiano, sobretudo do ponto de vista do turismo e a promoção da rota turística Amazônia-Andes-Pacífico. No contexto dessa rota, o Acre trabalha quatro roteiros internos: Caminhos da Revolução Acreana, Caminhos de Chico Mendes, Caminhos do Pacífico e Caminhos das Aldeias e da Biodiversidade. A rota integra os roteiros do Amazonas, Rondônia e agora do Mato Grosso, com o Pantanal. Cassiano explica que dentro dessa integração de roteiros existe a conexão com o Peru, que possibilita um roteiro internacional inédito e de grande interesse cultural, envolvendo os atrativos culturais dos Andes e da costa do Pacífico.
Outra que está animada é a designer Thamy Pezza, que tem sido bastante visitada no estande em razão de suas confecções, principalmente biquínis com acessórios regionais.
Na opinião do Diretor Superintendente do Sebrae/AM (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), Nelson Rocha, a participação das micros e pequenas empresas da Amazônia na Mostra Internacional de Firenze é muito oportuna, pois hoje o sistema Sebrae pede às unidades federativas que desenhem seus projetos com foco no mercado nacional e internacional. Nelson esclarece que antes os projetos eram desenhados visando qualidade, capacitação, volume de produção e gestão, para trabalhar a gestão das empresas. Agora, no mínimo 20% das ações estão focadas na colocação das pequenas empresas no mercado, seja ele nacional ou internacional, razão de destinar parte do orçamento da instituição para prospecção de mercado, através de participação em missões e feiras, trabalhando fortemente a inclusão no mercado externo. Segundo o dirigente, o número de micros e pequenas empresas exportadoras é muito pequeno. Em todo o Brasil existem cerca de 14 mil micros, pequenas e médias empresas.
Nelson Rocha destacou o trabalho de parceria de muitos anos entre Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus)/Sebrae/AM e garante que o caminho dessa parceria é brilhante.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar