Pesquisar
Close this search box.

Hambúrguer é opção para empreender

https://www.jcam.com.br/0209_B1.png

Aproveitar oportunidades e empreender em áreas diferentes da formação acadêmica, é uma tendência cada vez mais notada no comércio e setor de serviços manauara. Com o recente boom da gastronomia, profissionais de áreas distintas da alimentação se aventuram no segmento e apostam no novo paladar do público amazonense. Do tradicional frango assado ‘de padaria’ aos food trucks e hamburguerias com toques gourmet, Manaus aos poucos vem se transformando em um enorme restaurante de comidas rápidas.

Hambúrgueres ou engenharia?

Formado em publicidade e propaganda e cursando engenharia civil, o proprietário da Beef Burguer Gourmet, Tiago Honorato apostou no segmento de alimentação após experimentos caseiros. “Em família era comum irmos para a cozinha e preparamos nossos hambúrgueres. Quando percebemos ter o domínio da prática resolvemos mostra isso ao público”, conta o empresário que em setembro comemora um mês no novo segmento.
Mas para o empresário, só cozinhar em casa não era requisito suficiente para arriscar abrir um negócio. “Buscamos capacitação em gastronomia e empreendedorismo. Nos cercamos de bons colaboradores na cozinha e eu participei de cursos de empreendedorismo como o Empretec. Tive também ajuda na faculdade onde curso engenharia, em especial da professora Jane Moura que coordena o Ulbratech (incubadora da Universidade Luterana do Brasil). Esse tipo de capacitação é essencial para quem busca empreender”, afirma Tiago.
A engenharia civil também foi importante para ampliar a visão empreendedora, afirma. “Por ser um campo em que não se pode fazer nada pela metade e as cobranças serem constantes, a busca por especialização é necessária. O resultado é um público sempre crescente e, mesmo com menos de um mês, já temos acertado uma ampliação do espaço, principalmente da cozinha”, disse o empresário que atualmente emprega dois entregadores e três funcionários na cozinha.
A ampliação trará junto a diversificação do empreendimento, aproveitando a localização da hamburgueria. A escolha do ponto foi muito bem estudada, assim como a área de atuação dos concorrentes. “Aproveitaremos uma tradição que é a venda de frango assado nos fins de semana e iremos abrir esta opção para o público. Estamos entre um posto de gasolina que é um ponto de referência no bairro e uma casa lotérica, então o vai e vem é constante. Já vieram perguntar se a marca é uma franquia, o que me deu boas ideias”, finaliza.
Buscar se diferenciar em um mercado concorrido também é meta de Tiago. “Para concorrer e se diferenciar apostamos em pães coloridos de uma grande fornecedora, mas que trabalha com todo o cuidado de assá-los separadamente. A cor nos pães serve como atrativo para a criançada e com isso prezamos por um ambiente familiar”, comenta.

Não é preciso jogar fora a formação

Especialistas afirmam que usar o que foi aprendido na academia é válido quando se quer empreender em um novo ambiente. O que foi aprendido na área de jornalismo ou publicidade pode ser utilizado na comunicação com o público, já que se tem uma visão maior de que público pretende-se atingir. E se até acertar o nicho certo a pessoa passar por diversas áreas, não é para desanimar. Isso acaba por fazer do empreendedor uma pessoa versátil e mais resiliente para enfrentar desafios.

Carona no food truck e chance de recomeçar

Ao ser demitido do cargo de operador de máquinas no PIM (Polo Industrial de Manaus), Walter Neto viu a hora de investir as economias e o recebido como rescisão para empreender em uma tendência atual. “O segmento de hambúrgueres artesanais a algum tempo vem ganhando espaço na cidade e já era uma segunda atividade minha, algo que fazia para complementar a renda. Com a demissão da indústria investi no food truck e tem dado certo”, afirma.
Segundo Neto, a experiência adquirida à frente do Moto Food Burguer é válida e rende bem.
“A média de lucro varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil mensais. Os encontros de food truck atraem bastante público, assim como em dias ‘comuns’. É ótimo para mim, que sempre quis empreender”, conclui.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar