Pesquisar
Close this search box.

Empresários discutem potencialidades

https://www.jcam.com.br/3108_B2.png

Presente na 3ª reunião do Comitê de Apoio ao Desenvolvimento do Agronegócio no Amazonas, o cônsul-geral adjunto do Japão em Manaus, Tajahiro Iwato, destacou as condições favoráveis para o desenvolvimento da fruticultura, entre outros produtos regionais. O encontro, na sede da Faea (Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas), reuniu produtores do setor primário.
O vice-presidente da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), Nelson Azevedo, destacou que infelizmente o setor não atende nem o mercado local, embora haja cultura do açaí, guaraná, piscicultura, entre outros. “A formação do Comitê do Agronegócio surgiu dentro da Fieam com o objetivo de fortalecer as iniciativas de exploração sustentável do setor primário”, disse.
Tajahiro Iwato parabenizou a iniciativa da Fieam e demais entidades, destacando que o Amazonas possui todos os atributos para exportar frutas tropicais. “Aqui tem solo bom, sol e água em abundância, mesmo assim não tem polpa de frutas para atender o mercado. Os setores produtivos não tem interação uns com os outros e os recursos também não estão sendo aproveitados como deveriam para gerar renda no Amazonas”, avaliou Iwato, enfatizando que a representação japonesa contribuirá com o crescimento dos negócios de produtos regionais.
O diretor técnico da ADS (Agência de Desenvolvimento Sustentável), Ramonilson Gomes, apresentou alguns programas que fomentam a agricultura rural como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar que, de 2005 a 2016, viabilizou a comercialização de quase R$ 260 milhões de produtos do interior do Estado para as escolas públicas.
As feiras de produtos regionais também foram citadas por Gomes como destaque de sucesso da ADS. Desde 2008, as feiras são realizadas em quatro pontos da cidade, São Jorge, São Lázaro, Distrito Industrial e Cidade Nova, beneficiando cerca de 3 mil famílias, mobilizando 70 cooperativas e associações, com movimento de aproximadamente R$ 52 milhões nos oito anos de atividade.
Dentre as ações em planejamento destacam-se a 1ª Rodada de Negócios de Produtos Regionais, a ser realizada no dia 29 de setembro, implantação do Balcão de Agronegócio, reestruturação do Terminal Pesqueiro e Feirão da Sepror, e recuperação e construção de novas vicinais para garantia do escoamento da produção rural.
O diretor de assistência técnica e extensão rural do Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas), Airton Schneider, revelou que as atividades encabeçadas pelo órgão beneficiam 62 mil famílias e 2.500 comunidades rurais. Schneider informou que o Idam é o órgão que presta serviços de assistência técnica e extensão rural aos agricultores familiares e produtores rurais do Amazonas, mediante processos educativos e participativos, que lhes assegurem sustentabilidade, cidadania e melhoria na qualidade de vida. A gerente de Relações Agropecuária do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas), Alessandra Bianchi, colocou órgão à disposição para regularizar áreas de produção rural, visando o desenvolvimento sustentável do agronegócio no Estado.
Dentre os serviços oferecidos pelo Ipaam, Bianchi enumerou alguns, como a disponibilidade de documentação e imagens das áreas, orientação técnica para avaliação de imóveis, licenciamento ambiental, educação ambiental e cadastro ambiental rural.
A próxima reunião está prevista para a quinta-feira (1°), às 16h, na sede da Fieam, avenida Joaquim Nabuco, 1919, Centro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar