Pesquisar
Close this search box.

Governo conclui último vão da ponte e define prazo final para entrega da obra

Em sua primeira visita oficial à obra da ponte sobre o Rio Negro, o governador do Estado, Omar Aziz (PMN), acompanhou o içamento da última aduela necessária para a ligação física de Manaus ao município de Iranduba (a 25 quilômetros da capital). A obra deveria ter sido entregue em dezembro de 2007, entretanto, após ter sua inauguração adiada por pelo menos três vezes, deverá ser entregue em outubro deste ano, de acordo com anúncio feito por Aziz.
Com um contrato inicial de R$ 574,8 milhões, a construção já totaliza R$ 1,068 bilhão. Os aditivos vêm sendo incorporados ao longo de um ano e dois meses de atraso, justificados pelo secretário da SRMM, René Levy, como resultados das mudanças tecnológicas sofridas ao longo do período.
“Eu diria que chegamos ao final da obra. As outras etapas a serem cumpridas são a iluminação e a construção das defensas da ponte, já licitadas e com ordem de serviço dada”, destacou. Esta fase antecede o estaiamento e a concretagem das aduelas para posterior liberação total da pista para asfaltamento, que será realizado pela SRMM (Secretaria da Região Metropolitana de Manaus). Em coletiva a imprensa, o governador disse estar satisfeito com o término da obra, e que pretende realizar antes da inauguração uma grande caminhada entre as duas margens.
O governador não quis arriscar data certa para a inauguração, mas adiantou que no máximo em outubro tudo estará pronto para ser entregue à população. “É uma ponte que tem um significado importante, por ser um marco para o desenvolvimento do Amazonas, principalmente dos municípios vizinhos, que formam a Região Metropolitana de Manaus. Vai ser uma referência, um cartão postal muito bonito para a cidade. Vamos fazer uma festa para a população participar desse momento histórico”, comemorou. Segundo o governador, a iluminação começa a ser feita agora, com prazo de três meses para conclusão, enquanto as defensas já estão sendo construídas.

Detalhes da obra

Cada uma das 52 aduelas pesa 265 toneladas, medindo 22 metros de largura por 7 de comprimento, entre as maiores já fabricadas no Brasil. O equipamento que faz o içamento foi projetado na Inglaterra e fabricado no Brasil para suportar o peso das peças. A obra deve possibilitar o acesso terrestre de Manaus ao município de Iranduba, promovendo, ainda, o escoamento da produção agrícola, a integração regional, o incremento do turismo e o desenvolvimento urbano. Atualmente, a travessia do Rio Negro é feita por meio de balsas, por cerca de 30 a 40 minutos. Com a ponte, o percurso será feito em apenas 5.

Omar de volta a Brasília

Depois da solenidade de colocação da aduela 52 na ponte sobre o Rio Negro, o governador prosseguiu para a capital do país. Aziz irá se reunir mais uma vez com a com a presidenta Dilma Rousseff (PT), por quem foi convidado para uma reunião que discutirá os conflitos agrários que se agravam pelo país, em especial nas áreas rurais do Amazonas. Mais informações na página A4.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar