Pesquisar
Close this search box.

GASOLINA LIMPA

Desde o primeiro dia do ano a Petrobras está produzindo gasolina com baixo teor de enxofre, comparáveis às comercializadas nos Estados Unidos e Europa.
Os investimentos da empresa para adaptar as suas refinarias nos últimos oito anos para o novo produto somaram R$ 20,6 bilhões, informou o gerente de soluções comerciais e desenvolvimento de produtos do abastecimento, Frederico Kremer.
Kremer substituiu o diretor da área de Abastecimento, José Carlos Cosenza, na divulgação do lançamento da nova gasolina, que acontece em meio a uma série de acidentes nas refinarias da Petrobras.
Nos últimos dois meses, pelos menos seis acidentes sem vítimas fatias foram registrados. Kremer não quis comentar o assunto, afirmando apenas que os acidentes não afetaram a produção da companhia.

Custos
De acordo com Kremer, apesar dos pesados investimentos, o custo da nova gasolina não será repassado ao consumidor.
“Construímos nos últimos oito anos 21 novas unidades nas refinarias para reduzir o enxofre e melhorar a qualidade da gasolina, mas nossa política de preço para combustíveis não muda”, disse o executivo.
A Petrobras tem os preços da gasolina e do diesel controlados pelo governo por conta da inflação. Atualmente, os preços dos dois combustíveis, que correspondem a mais da metade da receita da companhia, estão com defasagem em torno dos 15% em relação aos praticados no mercado internacional.
Kremer explicou que o uso da gasolina mais limpa, que reduz em 94% a emissão de enxofre no ambiente, só é eficiente em motores produzidos a partir de 2009. Se colocada em carros antigos, o efeito não é percebido, explicou Kremer.
“A tendência é que aos poucos toda a frota seja modernizada e o uso da gasolina S-50 aumente”, avaliou.

Histórico
Até 2003, a Petrobras produzia a gasolina S-800, ou seja, com emissão de 800 ppm (partes por milhão) de enxofre, que é representado pela letra S na tabela periódica.
A nova gasolina emite 50 ppm, e, além da redução do enxofre diminui em até 60% a emissão de óxidos de nitrogênio, em 45% o monóxido de carbono e em 55% os hidrocarbonetos aromáticos.
O primeiro passo para melhorar a qualidade da gasolina no Brasil foi dado em 1989, com a retirada do chumbo da composição do produto. Em 1993 foi introduzido um tipo de diesel menos poluente, o chamado diesel metropolitano.
Em 1995 a empresa começou a produzir gasolina premium e, em 1999, gasolina para os carros de Fórmula 1. Em 2005 foi iniciada a produção de diesel S-500 (500 ppm) e, em 2009, de diesel S-50 (50 ppm), substituído pelo diesel S-10 (10 ppm) em 2013.
Atualmente no Brasil estão sendo comercializados os diesel S-500 (para caminhões antigos) e S-10 (caminhões a partir de 2009) e a gasolina S-50, informou Kremer.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar