Pesquisar
Close this search box.

VEICULOS

https://www.jcam.com.br/2014_FotoA6_0901.jpg

Quem planeja trocar ou comprar um carro novo em 2014, deve se apressar. As concessionárias de Manaus ainda possuem estoque com IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido e consequentemente valores mais baratos. No entanto o estoque deve durar no máximo até fevereiro. A previsão é que a partir do mês que vem os valores dos automóveis tenham um acréscimo de até 3%.
O gerente comercial da Toyota River Car, Ítalo Vasconcelos, explica que cliente ainda pode comprar unidades com redução do IPI e isso deve manter o mercado aquecido em janeiro. “Até fevereiro pelo menos deve durar. E depois tem lançamento de carros novos, como o novo Corolla. Esperamos não sentir muito, pois agora temos os clientes que buscam o IPI reduzido e mesmo com o aumento teremos depois a demanda por designers novos”
Tradicionalmente, as venda de janeiro costumam ser fracas, já que o mercado sofre com a “ressaca” de fim de ano. A Supervisora de vendas da Montanna, revendedora Ford, Carolina Andrade, explica que o mercado deve sofrer uma retração em 2014, mas é difícil executar previsões. “É normal o mercado retrair em janeiro, não só pelos reajustes de preços dos carros, mas outras coisas que influenciam, como emplacamento, bancos que aumentam juros. Estamos preparados para essa retração no início do ano. Mas é difícil falar o que é esperado para ao longo do ano. Ainda nos baseamos em estudo do ano passado que diz que o mercado terá uma retração esse ano. Mas até o momento não temos como mensurar se isso realmente acontecerá”
Carolina também confirma que por enquanto não está sendo sentida nenhuma redução por parte da concessionária, em virtude do estoque de unidades com IPI reduzido. “Temos algumas unidades com estoque sem influência do IPI que ainda servem como atrativo para o mercado. As pessoas estão vindo comprar normalmente sem insegurança nem medo. Buscando esses preços antigos”, comenta.
A supervisora reclama que faltam informações sobre os aumentos e prejudica a adoção de estratégias. “Ainda não temos estratégias marcadas. Vamos sentir o mercado em janeiro e a partir daí bolar as estratégias ao longo do ano. Estamos aguardando a divulgação do mercado. Não confirmaram de quanto será o reajuste. Falta informação e por isso fica difícil especular quanto será passado ao consumidor. As montadoras, como a Ford, estavam em recesso então ainda não tivemos faturamentos novos ainda para saber quantos % já foram feito de reajuste”. Para Ítalo Vasconcelos, após janeiro, os preços dos automóveis devem subir entre R$ 2 mil a R$ 4 mil dependendo do modelo. Um aumento de 3%.

Aumento do IPI
A alteração da alíquota do IPI para carros novos, que estava reduzida desde maio de 2012 foi anunciada pelo governo no dia 24 de dezembro. A primeira etapa entrou em vigor no início do ano e a segunda deve passar a valer a partir de 1º de julho. A alíquota cobrada agora é 3%, no caso de carros populares, podendo subir para 7% no meio do ano. Alíquota que vigorava antes do governo determinar a redução do IPI para incentivar o consumo e evitar demissões em massa.
Para carros com motor entre 1.0 e 2.0 flex, que rodam com etanol e gasolina, a alíquota de 7% subiu para 9% e pode retornar a 11% em julho, dependendo da análise do governo. Já os veículos movidos apenas a gasolina a alíquota subiu de 8% para 10% e pode ir até 13% no segundo semestre. Veículos utilitários terão alta do IPI dos atuais 2% para 3% em 1º de janeiro, a partir de julho o imposto pode ir a 8%. Para os utilitários usados para transporte de carga, a variação será a mesma agora. Em julho, porém, se houver alta ela será para 4%.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar