Pesquisar
Close this search box.

Festival da Floresta une Brasil e Japão

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Começa na sexta-feira (23), e segue até domingo (25), a segunda edição do Jungle Matsuri (Festival da Floresta), o maior festival de cultura japonesa do Norte. A última edição do evento ocorreu em 2019 e volta a ser realizado este ano depois de ficar sem acontecer em 2020 e 2021 por conta da pandemia. Em 2019 o Festival comemorou os 90 anos da imigração japonesa para a Amazônia. Os japoneses chegaram primeiro ao Pará (Tomé Açu), em 1929, e depois ao Amazonas (Maués e Parintins), em 1930 e 1931, respectivamente. O evento acontecerá, novamente, no Studio 5, e irá celebrar em grande estilo as riquezas da cultura japonesa na Amazônia. Na sexta (23) e sábado (24), o Festival irá das 18h às 22h; e no domingo (25), das 10h às 22h.

“Produzo matsuris em todo o Brasil, destaco os principais no Rio de Janeiro; em Maringá/PR; no Costão do Santinho, em Florianópolis; e aqui em Manaus, entre outros. Para mim é uma grande honra organizar, junto com a Nippaku, pela segunda vez, essa entidade tão representativa, e poder através da programação que a gente cria, mostrar o melhor da cultura japonesa para os amazonenses”, falou Sérgio Takao Sato, organizador do Festival.

Nippaku é a Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental, sediada em Manaus e a responsável pela idealização do primeiro Festival após a então consulesa Hitomi Sekiguchi querer saber por que a capital amazonense não tinha um festival japonês.

Sky Bridge Experience

Takao lembrou que na edição passada o Festival recebeu a presença de cerca de 30 mil pessoas em seus três dias de realização no Studio 5 e que este ano espera receber muito mais gente.

“Tenho notado uma presença maior de público em todos os eventos pós-pandemia, que estou realizando pelo país, em relação aos anteriores à pandemia. As pessoas voltaram a sair, e em maior quantidade”, destacou.

Takao adiantou a grande novidade deste ano, a Sky Bridge Experience, um projeto de realidade virtual, premiado na Alemanha, que usa sonoridades e imagens do Brasil e do Japão.

“Trata-se de uma ponte no céu, um encontro nas estrelas entre o Brasil e o Japão. A Sky Bridge Experience está disponível, gratuitamente, no Manauara Shopping, até quinta-feira (22). A partir de sexta-feira já estará no Jungle Matsuri”, avisou.

A Sky Bridge Experience faz parte de uma série de projetos de arte cênica de cooperação internacional da Fundação Japão. Desenvolvido para os planetários no Japão pela empresa japonesa LIL Visual Art Studio, contou com a participação de músicos e artistas de ambos os países na produção.

“Estamos com grande expectativa para o público de Manaus, pois foram incorporados vários elementos  regionais do Norte para este conteúdo, como a riqueza da fauna e flora amazônica e o ritmo do carimbó paraense”, ressaltou Sérgio Minehiro, da Fundação Japão.

No dia 24, às 16h, o cônsul-geral do Japão, Masahiro Ogino, estará no Jungle Matsuri entregando o Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral do Japão a nove professores que atuam como docentes da língua japonesa há muitos anos na Nippaku e na escola Professora Josephina de Mello. São eles Maiku Miura, Ayako Kohata, Ellen Yurika Miura, Kyoko Matsuda, Lié Shishido, Nagissa Kawada, Sayuri Yoshitome, Silvania Muniz e Sumie Yoshida. Hoje Manaus é a cidade mais ativa do Brasil no ensino da língua japonesa, e muitos alunos estão estudando japonês no Departamento de Língua e Literatura Japonesa da Ufam, além das escolas estaduais bilíngues. 

“O diferencial aqui são os professores que lecionam não só as palavras, mas introduzem na aula a cultura japonesa, e a gastronomia porque eles juntam os alunos, fazem sushi, karê e coisas que fortalecem o interesse na cultura japonesa pelos não descendentes de japonês, em Manaus”, revelou Hajime Hattori, presidente da Nippaku.

Box

Programação do Matsuri

“Entre as novidades deste Jungle Matsuri teremos a escolha da miss Nikkey, e continua a culinária oriental e o concurso de cosplay”, adiantou Nobuo Miki, coordenador do Festival e diretor da Nippaku.

Sexta-feira (23)

18h30 – Grupo Wadan Taikô Ensemble

19h – Cerimônia de abertura

19h30 – Grupo FuugaKazan Taiko

20h – Show Musical: Lisa Tonaki/Alan Nywner

20h30 – Grupo Wadan Taikô Ensemble

21h – Show Musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki

Sábado (24)

12h – Show musical: Lisa Tonaki/Allan Nywner

12h30 – Show musical: Banda Kyuubi

13h30 – Grupo FuugaKazan Taiko

14h – Show musical: Bruna Higs

15h – Desfile e concurso cosplay

15h45 – Nippacats

16h – Outorga de Diploma de Honra ao Mérito do Cônsul-Geral

16h30 – Show musical: Larissa Tassi

17h – Grupo Teatral Nippaku

17h30 – Grupo Wadan Taikô Ensemble

18h – Bon Odori/Matsuri Dance

19h – Show musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki

20h – Miss Nikkey Amazonas

Domingo (25)

12h – Orquestra Geek Jukebox

12h30 – Grupo FuugaKazan Taiko

13h – Show musical: Bruna Higs

14h – Grupo Wadan Taiko Ensemble

14h30 – Desfile e Concurso Cosplay

15h30 – Nippacats

16h – Grupo FuugaKazan Taiko

16h – Show musical: Cintia Nishimura e Beto Sasazaki

17h – Grupo Teatral Shingeki

17h30 – Grupo Wadan Taiko Ensemble

18h – Show musical: Pamela Yuri

19h – Bon Odori/Matsuri Dance

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar