Pesquisar
Close this search box.

Etanol mais caro impulsiona custo de vida

O custo de vida subiu 0,38% em março, ante uma variação de apenas 0,04% em fevereiro, conforme o IPV (Índice de Preços no Varejo), calculado pela Fecomércio-SP (federação do comércio paulista). No primeiro trimestre, esse índice acumula uma taxa de 0,81%. Segundo a área econômica da entidade, a alta nos preços dos combustíveis puxou a variação do IPV neste mês: os preços do segmento de combustíveis e lubrificantes subiu 2,96% em março em São Paulo. Somente o etanol (álcool combustível) ficou 11,7% mais caro, em média, nos postos consultados pelos pesquisadores da federação.
Além do etanol, o álcool hidratado também ficou mais caro, o que repercutiu no preço da gasolina, que subiu 1,95% na comparação de março e fevereiro. Para completar o quadro, os preços dos lubrificantes aumentaram 0,29% no período.
A Federação aponta a entressafra, junto com o aumento da produção de açúcar (vendido a preços mais altos no exterior) em detrimento do álcool, como explicações para o encarecimento do produto. Na ponta oposta, o preço das carnes compradas em açougues caíram 0,63%, em média, conforme a pesquisa da Fecomércio-SP.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar