A consultoria britânica Millward Brown publicou no “Financial Times” o novo ranking das marcas mais valiosas do mundo. Os três primeiros lugares estão ocupados por, respectivamente, Google – nesta posição pelo terceiro ano consecutivo –, GE (General Eletrics) e Microsoft. Todas as empresas sólidas que tiveram uma atuação financeira significativa em 2007. Mas o que cada uma delas tem de especial? O que as torna tão diferentes para ocupar as mais desejadas posições entre as multinacionais globais?
Comecemos a análise com a terceira mais valiosa no ranking, a Microsoft. Foi criada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, especializada em desenvolvimento de sistemas operacionais, registrando um histórico de bons e maus momentos. Iniciou a jornada rumo ao mega crescimento quando, em 81, foi escolhida pela IBM para desenvolver o software que seria usado em seus PCs. Em 85 lança o Windows 1.0, que mais tarde apresentaria novas versões, mais simplificadas e utilitárias. No mercado de alta tecnologia, fez aquisições importantes como a compra do Hotmail e, recentemente, deu um lance de US$44,6 bilhões pelo Yahoo, na tentativa de defender-se da liderança que o Google tem alcançado neste mercado. As exigências econômicas feitas pelo Yahoo a fizeram desistir do negócio. Alguns de seus produtos lançados não tiveram um bom desempenho, como são os casos do Zune, um concorrente do iPod (da Apple) e o Xbox, um console para jogos que não conseguiu superar o Wii, da Nintendo e nem o PlayStation, da Sony.
Apesar disso, fez alianças estratégicas significativas como, por exemplo, unir-se em uma join venture com a TIM, para desenvolver softwares para os smartphones usando a tecnologia Windows Mobile. A inovação e operacionalidade de seus softwares são diferenciais que a mantêm entre as maiores marcas do mundo.
A General Eletrics por sua vez, é uma multinacional tradicionalmente forte. Tem em seu portfolio, uma diversificação de produtos que vão desde a fabricação de lâmpadas a serviços financeiros. Jack Welch, CEO da GE por mais de vinte anos e considerado o executivo do século por muitos, esteve à frente de importantes aquisições. Além de implantar um sistema gerencial utilizando a ferramenta Seis Sigma. A busca pela redução dos defeitos em produtos e processos com o Seis Sigma foi precursora do pensamento “sem fronteiras”, incentivando a globalização em todos os aspectos da GE. A companhia tem um elevado investimento em tecnologia de ponta visando aprimorar o desempenho de seus produtos e tem na internet uma importante ferramenta para e-bussines, atuando em mais de cem países ao redor do mundo.
A primeira no ranking, ocupando o primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo é a Google. A empresa foi iniciada com um projeto de doutorado dos amigos Larry Page e Sergey Brin em 1998. A proposta era desenvolver um sistema de buscas na internet que superassem os líderes, até então, Yahoo, AltaVista e Lycos. Utilizando modelos matemáticos diferenciados, conseguiram conquistar os internautas ao redor do mundo com um sistema de pesquisa ágil e prático. Hoje, é o site de buscas mais acessado e já foi traduzido para 116 línguas. Em números aproximados, em 2004 o Google possuía em torno de 3.000 funcionários passando, em 2008, a aproximadamente 17.000, isto é, o quadro funcional foi ampliado em quase 06 vezes. O número de buscas diárias também obteve um fantástico resultado, chegando a 1,4 bilhão e seu valor na bolsa subiu de US$53 bi em 2004 para US$138 bi, em 2008, provando que a Google, indiscutivelmente, é um caso de sucesso.
Analisando as particularidades de cada uma dessas empresas podemos destacar algumas semelhanças existentes. Todas elas investem em diversificação, aquisição de outras empresas, alta tecnologia e conhecimento e procuram desenvolver um ambiente de trabalho que propicie o crescimento profissional e incentiva a criatividade.
Investir nos colaboradores e em tecnologia, incentivar o pensamento inovador dentro da empresa e oferecer aos cli
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Redação
Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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