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Elogio e a penalidade

O grande diferencial que devemos ter para o mercado atual é saber administrar e influenciar pessoas a fim de realizarem suas tarefas de modo voluntário dentro das organizações. Saber elogiar e penalizar no momento certo faz do gestor de pessoas um profissional que sabe lidar com as adversidades dos momentos vividos. Hoje se fala muito em equilíbrio emocional, todavia, pouco se faz e o desequilíbrio nas relações é uma realidade que cria o nosso famoso estresse. Este ‘mal do século’ ocorre devido à urgência de resolver os assuntos e processos, criando uma grande necessidade que teoricamente podemos resolver de imediato, mas, na prática, é bastante diferente. Devemos aprender a lidar com pessoas para poder lidar com situações e criar relacionamentos duradouros.
Precisamos ter o cuidado quando do elogio ou quando da penalidade. Podemos elogiar alguém e este ficar extremamente chateado pelo modo como foi conduzido o processo ou até mesmo pelo momento escolhido. Também podemos penalizar e a pessoa agradecer e ainda informar que realmente merecia tal ato. Nas duas situações o sucesso virá dependendo de como teremos a sensibilidade de realizar todo o processo.
Todavia, o que vemos são as organizações cada vez menos sensíveis às pessoas, criando barreiras maiores entre capital e trabalho (patrão e empregado) dificultando consideravelmente a ideal gestão de pessoas. As lideranças das organizações atuais es­quecem de agradecer e ­elogiar os funcionários, quase sempre achando que tudo bem-feito é uma obrigação, porém, quando do desvio ou erro, acham necessário penalizar e algumas vezes penalizando em locais e momentos não-apropriados.
Administrar bem os momentos organizacionais e as pessoas é saber que o sucesso virá como resultado final. Não podemos imaginar que as pessoas farão tudo certo e do modo solicitado. Como bons profissionais, devemos saber da necessidade da presença de um verdadeiro líder dentro das organizações para conduzir o processo que transformará dificuldades em facilidades, buscando o equilíbrio emocional, inicialmente o seu, e após, os de seus liderados. O desequilíbrio emocional pode criar inúmeras situações desnecessárias e prejudiciais à organização a partir do momento que não é administrado devidamente causa sérios transtornos, muitas vezes, irreparáveis devido à falta de controle pelo simples motivo de não possuírem a prática necessária, colaborando com a criação de situações amadoras em um mercado profissional.
Devemos treinar e nos capacitar no ato de elogiar. Não devemos e nem podemos esquecer de que as pessoas são diferentes e precisam ser tratadas de modo personalizado. Já para penalizar aparentemente não precisamos treinar e, sim, aprender como aplicar a penalidade que trará benefícios futuros para todos os envolvidos no processo. Administrar pessoas é, também, administrar momentos. Certamente, a partir do momento em que aprendermos a elogiar e penalizar de modo coerente e correto na hora apropriada, teremos colaboradores satisfeitos em nossa organização e assim ficará mais fácil gerenciar e liderar pessoas, momentos, processos, estruturas e emoções.

FLÁVIO GUIMARÃES é diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial, administrador de empresas, consultor empresarial, professor universitário e consultor do Sebrae E-mail: [email protected]

Flávio Guimarães

É Mestre em Engenharia de Processos pela UFPA, Diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial Ltda., Administrador de Empresas, Especialista em Empresas Públicas e Privadas, Pós Graduado em Gestão Estratégica de Negócios, Consultor Empresarial, Pós Graduado MBA Gestão e Docência do Ensino Superior, Professor Universitário (Estácio Amazonas), articulista do Jornal do Commercio e da Amazon Play TV digital e Coordenador de MBA Executivo e dos Cursos de Logística, Qualidade e Recursos Humanos e do LPG – Laboratório de Práticas em Gestão da Faculdade Estácio do Amazonas.
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