Pesquisar
Close this search box.

Encontro de Notáveis na Ufam

O Terceiro Encontro Sobre Materiais Verdes (3rd Amazonic Green Materials Meeting) que foi realizado na Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas pelo Núcleo de Materiais (NUTEC) trouxe a Manaus a expressividade máxima dos cientista brasileiros e estrangeiros que mostraram aos presentes tudo o que é de mais vanguardista sobre o assunto.
O Prof. Timonty Mclain da Brighan Young University, Utah, apresentou interessante palestra sobre veículos aéreos não tripulados chamados de Unmanned Air Vehicles (UAV). De grande importância para regiões de difícil acesso, podemos inserir a região amazônica, e onde a presença do homem pilotando uma máquina convencional reveste-se de perigo e elevado gasto financeiro.
Seus estudos estão avançados e revelam economia de materiais e combustível fóssil, amplia a presença de órgãos que têm o dever de policiar e vigiar fronteiras contra o tráfico de drogas, por exemplo, além de outras aplicações, incluindo humanísticas e militares.
Recentemente a Receita Federal comprou helicópteros para um dos fins acima expostos. A bem da verdade um gasto excessivo para um órgão atrelado numa burocracia das época da capitanias hereditárias. Gasto imenso, saído do bolso dos contribuintes, com hangares, tripulação, manutenção e treinamento dos próprios servidores que estudaram para um concurso público que não tem similaridade com voar em helicópteros.
Poderíamos desenvolver internamente ou até mesmo adquirir os helicópteros não tripulados dos americanos. Dois servidores apenas poderiam cobrir em vigilância áreas extensas como a do porto de Santos e de Manaus, filmando e fotografando as atividades por cima de galpões e containners.
As demais palestras mostram avanços na reutilização de resíduos de cana-de-açúcar, arroz e serragem de madeira, capacitando-os para ajudar as cidades e seus moradores em atingir um grau de tecnologia direcionada à melhoria do meio ambiente, diminuindo enormemente o despejo de toneladas de entulho nas lixeira e em cursos d’água e, principalmente, reduzindo em muito a quantidade de carbono emitida a atmosfera através de novos processos industriais, superficialmente falando para vocês.
Esses resíduos devidamente tratados tornam-se materiais de primeira qualidade que podem vir a ser usados não só na construção de concretos especiais, como as cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, mas em outras finalidades de maior valor agregado, como é o caso da pesquisa desenvolvida pelo Prof. Guilherme Chagas Cordeiro (COPPE/UFRJ) sobre as cinzas obtidas pela queima em alta temperatura da casca de arroz, pesquisa está que também é desenvolvida nos laboratórios da Ufam.
Sustentabilidade foi a palavra de ordem do representante da gigantesca Bayer alemã, Christopher Stillings, gerente de inovação. Sua divisão de Ciência dos Matérias põe seus olhos num futuro de biomateriais reutilizáveis para várias tipos de uso na forma de polímeros, inclusive revestimentos internos de automóveis, móveis e construção civil. Biomassa, biorrefinamento para obtenção de aromáticos menos agressivos ao meio ambiente é uma promissora linha de pesquisa e negócios da empresa.
Entretanto, não poderia deixar de mencionar a total ausência das empresas de construção civil e indústrias do Pólo Industrial de Manaus patrocinando o evento ou até mesmo participando do mesmo. Sendo este todo financiado pela própria Universidade Federal do Amazonas, senão pelo Capes, CNPQ e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado.
Neste momento o empresariado deveria mostrar-se mais interessado no que pode adotar de melhorias para a produtividade de suas empresas bem como desenvolver aparato tecnológico mais denso, o que nos falta.
Está aí um grupo formado por dedicados professores da Ufam produzindo conhecimento científico para um futuro em que o respeito aos recursos naturais e a herança ambiental às próximas gerações será o item principal da agenda de governabilidade de nossa sociedade.
Até a próxima semana.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar