Pesquisar
Close this search box.

EMPREGO – Ritmo de demissões cresce

https://www.jcam.com.br/3101_CapaLuiz.jpg

“Na verdade, o trabalhador não sabe se vai tirar férias ou se vai ser demitido no fim do dia”. A afirmação do dirigente sindical do Sindmetal-AM (Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas), José Osmar, reflete a preocupação dos trabalhadores com o risco de demissões no PIM (Polo Industrial de Manaus). Só na última sexta-feira (27), cerca de 300 industriários da Semp Toshiba foram demitidos, elevando o já alto número de 15.881 demissões em 2011. O percentual é 39,93% maior que no ano de 2010, segundo dados do Sindmetal-AM.
Se somados aos 150 trabalhadores dispensados em dezembro passado, o número de demissões em uma única fábrica chega aos 450 em apenas dois meses, conforme informou o presidente do Sindmetal-AM, Valdemir Santana.
“Fomos ao Ministério Público (do Trabalho), estamos comunicando à Suframa porque essas empresas não podem demitir sem comunicar o superintendente (da Suframa) e o governo do Estado”, disse o presidente do Sindmetal-AM. Valdemir ressaltou que as empresas instaladas no PIM recebem muitos incentivos para vir para Manaus e não podem despedir essa quantidade de pessoas sem levar em consideração que todos têm famílias.

Surpresa

José Osmar afirma que os trabalhadores receberam a informação de que tirariam férias. Mas foram surpreendidos com a demissão. O dirigente sindical disse ainda que os empregados estão apreensivos sem saber o que vai acontecer. “Tem um trabalhador que me disse que vai trabalhar com a Carteira de Trabalho, com medo da demissão”, relata. Osmar disse que procurou a direção da empresa, mas não teve uma posição sobre o motivo das demissões.
O número exato de demitidos deve ser confirmado na próxima semana, quando os trabalhadores procurarem o setor de homologação do Sindicato dos Metalúrgicos para tratar sobre a rescisão do contrato.

Dados

De janeiro a dezembro de 2011, o Sindmetal-AM contabilizou 15.881 demissões, sendo 10.226 homens e 5.655 mulheres. Se comparado com 2010, o número de demissões aumentou 39,93%, já que 11.349 foram dispensados.
Porém o número poderia ser maior em 2010. O setor de homologação explicou que, naquele ano, só passavam pelo sindicato os trabalhadores que tinham mais de um ano nas empresas. A mudança veio em agosto de 2011 quando foi decidido, na convenção coletiva da categoria, que os trabalhadores dos setores eletroeletrônico, metalúrgico, naval e magnético, que fossem demitidos, tendo um ano ou menos de contrato, procurariam o Sindicato dos Metalúrgicos para resolver a questão rescisória.

Sem resposta

Procurada pela reportagem do Jornal do Commercio, a diretoria da Semp Toshiba disse que iria se posicionar, mas até o fechamento da matéria não houve resposta.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar