Pesquisar
Close this search box.

Emprego avança 0,6% em novembro

Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), em novembro, foram criados 2.121 empregos celetistas no Amazonas, equivalentes à expansão de 0,6% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior. Em termos absolutos, esse desempenho é o segundo melhor de toda a série histórica do Caged para o período, sendo menor apenas que o verificado em 2007 (+3.701 postos), e o segundo melhor saldo da Região Norte. Tal resultado decorreu do crescimento do emprego principalmente nos setores do Comércio (+1.508 postos), de Serviços (+521 postos) e da Indústria de Transformação (+255 postos). Nos 11 primeiros meses do corrente ano, houve acréscimo de +6.574 postos (+1,87%).
No Brasil, em novembro de 2009, foram gerados 246.695 empregos celetistas, equivalente à expansão de 0,74% no estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior, o maior resultado de toda a série histórica do Caged para o período. O desempenho de novembro mantém a evolução do processo de recuperação do emprego formal, vislumbrado principalmente nos três meses anteriores. No acumulado do ano, os dados mostram um acréscimo de 1.410.302 empregos (+4,41%).
Das 27 Unidades da Federação, 25 apresentaram crescimento no nível de emprego, com resultados recordes em 17 delas. As regiões Sudeste (124.362), Sul (59.601), Nordeste (55.134) e Norte (8.589) registraram desempenho recorde para o período. Na região Centro-Oeste, registrou-se recuo de 991 postos, por motivos sazonais negativos relacionados ao agronegócio, inclusive Agricultura (6.994 postos).

Ritmo de crescimento

O movimento da empregabilidade contraria o comportamento histórico do mercado de trabalho formal para o mês de novembro, quando se verificam reduções no ritmo de crescimento ou até mesmo queda no nível de emprego. Segundo o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, em dezembro, quando normalmente se registra saldo negativo médio de 300 mil, também haverá comportamento atípico, com os desligamentos não passando de 200 mil. “Teremos o menor índice de demissões em dezembro da história e fecharemos o ano com cerca de 1,2 milhão de empregos criados. Isto é sinal de que a economia continua crescendo e que o mercado de trabalho brasileiro está experimentando uma estabilidade inédita. Em 2010, o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ vai alavancar a Construção Civil e teremos o melhor ano do Governo Lula em termos de geração de empregos”, finalizou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar