Pesquisar
Close this search box.

Deputados estaduais iniciam batalha por prefeituras

Dos parlamentares estaduais que se articularam para a disputa eleitoral de 2012 em diversos municípios do Estado, apenas Orlando Cidade (PTN), Francisco Souza (PSC) e Wilson Lisboa (PCdoB) conseguiram êxito. A partir do dia 5, quando o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) autorizará o início da campanha política propriamente dita, eles dividirão suas atividades na Assembleia Legislativa com a busca de votos nas cidades onde suas candidaturas foram homologadas por convenções partidárias no último final de semana.
No início do ano, o deputado Vicente Lopes (PMDB) manifestou à imprensa sua vontade de concorrer pela segunda vez à Prefeitura de Presidente Figueiredo. Adversário do atual governo municipal, o deputado proferiu discursos e concedeu entrevistas à imprensa tecendo fortes ataques às políticas de educação e saúde praticadas no município. No entanto, no início de junho desistiu de suas pretensões e, depois de entendimentos com o governador Omar Aziz (PSD), declarou apoio à candidatura do ex-prefeito Romeiro Mendonça, complicado na Justiça Eleitoral.
Outro deputado que usou várias vezes a tribuna da Aleam para atacar seu adversário direto na disputa municipal foi Sidney Leite, dono de três mandatos em Maués, no Médio Amazonas. Bloqueado nos diretórios estadual e municipal do DEM, em função de acirrado confronto com o maior cacique do partido, o deputado federal Pauderney Avelino, Sidney teve que se conformar no apoio à candidatura do seu sobrinho, vereador Júnior Leite (PDT). Sidney agora quer vingar-se de Pauderney e promete ajudar a derrotar o candidato do cacique, o padre Carlos Góes.
Às voltas com problemas no âmbito do TCE e no TRE, o deputado Wilson Lisboa tentará reconquistar a Prefeitura de Fonte Boa, na Mesorregião do Alto Solimões. Ele afirma que não terá dificuldades para conciliar suas atividades no plenário e nas comissões técnicas da Aleam com a campanha eleitoral. “Estou organizando tudo adequadamente, um calendário racional, de modo que uma coisa não predique a outra”, destacou ao Jornal do Commercio.
Líder do PSC no Poder Legislativo Estadual, o deputado Francisco Souza é mais um parlamentar estadual em ação na corrida municipal, tentando pela segunda vez a Prefeitura de Iranduba. Sua convenção, realizada na tarde do dia 29 no Planetário Dance, contou com as presenças de cardeais da Aleam como o próprio presidente da Casa, deputado Ricardo Nicolau (PSD), além do líder da maioria Marco Antônio Chico Preto (PSD) e de Wanderley Dallas (PMDB), representando o senador Eduardo Braga. A Ouvidora Geral do Estado, Zanele Rocha, levou o apoio do governador Omar Aziz ao candidato.
O evento de Souza reuniu oitocentas pessoas no Planetário Dance e contou também com discursos de apoio à chapa “Uma Ponte Para o Futuro” por parte do deputado federal Henrique Oliveira (PR) e dos vereadores de Manaus Amaury Colares (PSC) e Mário Bastos. O cordão de apoio incluiu ainda manifestações de pastores de diversas igrejas evangélicas que apostam na candidatura de Souza.
A exemplo de Souza, o deputado Orlando Cidade também se entregará à batalha pelos votos em um dos principais municípios da Região Metropolitana de Manaus. Ele vai batalhar a Prefeitura de Manacapuru e medirá forças com o atual prefeito Ângelus Figueira (PV) e com o ex-deputado e ex-mandatário local, Washington Régis (PMDB).

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar