Pesquisar
Close this search box.

DE VOLTA – Aliados de Genoino negam mensalão

José Genoino, ex-presidente do PT, condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por envolvimento no mensalão, tomou posse em uma sessão fechada no Congresso – o que não é comum. O agora deputado federal petista foi empossado pelo tucano Eduardo Gomes (PSDB-TO), integrante da mesa diretora da Câmara. “São ossos do ofício. Sou o primeiro secretário e o único (parlamentar da mesa) que estava aqui”, afirmou Gomes.
O tucano se disse tranquilo em empossar o oponente petista, apesar de seu partido ter feito do mensalão o principal componente eleitoral a partir de 2005. “Eu vim porque é uma missão atribuída pela mesa. A Câmara determina a posse e não há porque me sentir constrangido por cumprir a lei”, argumentou.
A posse de Genoino ocorreu na sala do presidente da Câmara, o deputado Marco Maia (PT-RS), devido à reforma no plenário da Casa para instalar um novo sistema de votação, no qual parlamentares utilizarão tablets. A sessão não foi aberta, o que foge do usual na Casa. “Foi uma posse atípica, rápida e formal”, afirmou.
Segundo Gomes, a sessão fechada ocorreu porque junto com o petista outros 14 suplentes foram empossados. “Eram 15 suplentes numa mesa onde só cabem oito”, disse. Veja no infográfico a relação dos suplentes que assumiram esta semana.
Apenas quatro titulares participaram da cerimônia, todos do PT: José Nobre Guimarães (CE), Sibá Machado (AC), Nilmário Miranda (MG) e Ricardo Berzoini (SP).
Novo líder do PT na Câmara e irmão de Genoino, Guimarães aplaudiu o deputado no momento em que ele fez juramento com as mãos apoiadas na Constituição Federal.
O irmão de Genoino esteve envolvido no escândalo dos ‘dólares na cueca’, em 2005. Na ocasião, seu assessor, Adalberto Vieira, foi preso no aeroporto de Congonhas portando US$ 100,6 mil na roupa e outros R$ 209 na mala.

‘Mensalão não existiu’
O ex-presidente do PT, Ricardo Berzoini, saiu em defesa de Genoino após o ato fechado na sala de Marco Maia. “Genoino e João Paulo (Cunha, também condenado no processo do mensalão) são respeitados por toda a bancada (do PT na Câmara)”, disse.
O petista afirmou que o “mensalão não existiu” e que a condenação de 6 anos e 11 meses em regime semiaberto imposta a Genoino foi fruto de um julgamento baseado em “uma interpretação equivocada” da lei pelos ministros do STF. “Não houve mensalão. Essa é a visão do partido. Houve ilegalidades eleitorais, infelizmente, mas não mensalão”, afirmou.
Alçado ao posto de único representante da oposição no Congresso, o tucano Eduardo Gomes ensaiou uma crítica sobre o trabalho de Genoino após o recesso da Casa, em fevereiro. “Vai ser um mandato monotemático, porque ele vai precisar se explicar o tempo todo”, opiniou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar