Pesquisar
Close this search box.

Criador do Twitter lança nova rede social. Bluesky já abriu lista de espera

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, começou a trabalhar em uma rede social própria chamada Bluesky. Em tradução livre, o nome seria algo como “Ceúazul”, dando a entender um amplo espaço de possibilidades positivas. A plataforma abriu uma lista de espera para os interessados: é só cadastrar o e-mail e aguardar.

Segundo a Bluesky, o próximo passo é testar o protocolo distribuído da rede social, já que a ideia é ser totalmente descentralizada. “Isso requer coordenação de muitas partes uma vez que uma rede é implantada, então vamos começar em beta privado para resolver os problemas”, explicou à empresa via comunicado.

Enquanto testa tudo, Dorsey promete compartilhar detalhes sobre as especificações e o funcionamento do protocolo. 

O nome Bluesky deriva dessa proposta de abertura, já que a promessa é dar muita liberdade de criação sobre o ATP. Por operar em código aberto, a rede social deve estar sujeita ao crivo da comunidade e passar por constantes melhorias, sem depender da decisão única da diretoria para avançar ou retroceder —deve funcionar de modo similar ao Android e ao projeto Chromium.

Como surgiu a Bluesky

A plataforma começou a ser gerada ainda em 2019, sob as asas do Twitter. Quando Dorsey deixou a plataforma, o projeto foi com ele. “O objetivo maior e de longo prazo é construir um protocolo aberto e duradouro para conversas públicas. Que não seja de propriedade de nenhuma organização, mas contribuído pelo maior número possível”, ressaltou o fundador.

A ideia de Dorsey é aproveitar o atual momento para fazer sua rede bombar. O Twitter foi vendido para Elon Musk, o que agradou muita gente, mas desagradou tantas outras; o Facebook se mantém como a maior rede social do mundo, mas teve o crescimento estagnado; e o Instagram passa por um delicado momento onde enfrenta bugs e acusações de impactar negativamente nos jovens.

Mas o grande objetivo parece ser criar uma plataforma que suporte outras redes sociais dentro dela, uma espécie de metaverso das mídias digitais. 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar