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Cresce busca por coaching e mentoring em Manaus

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Busca por coaching e mentoring em Manaus cresce e surgem como novas oportunidades de negócio. Planos para alavancar carreiras e transformar negócios, formação de novos líderes e executivos em organizações e assessoria na área financeira, são as principais áreas procuradas dentro do segmento. Para especialistas, capital amazonense é um verdadeiro celeiro para o desenvolvimento e crescimento da atividade.

De acordo com  a psicóloga e master coaching Cintia Lima, a atividade de coaching visa uma conversa entre cliente e treinador dentro de um contexto produtivo e orientado a resultados. Ela explica, que a procura por coaching especializado em áreas específicas vem se disseminando de forma crescente em Manaus, nas organizações e entre pessoas que visam o crescimento profissional e pessoal. Dentro desse contexto, o processo é realizado por meio de sessões, que podem ser semanais, quinzenais ou mensais. Nelas, o coach (treinador) apresenta tarefas definidas em parceria com seu cliente para ele alcançar as metas desejadas.

“Eu trabalho muito com coaching de negócios e organizacional e no individual trabalho muito o coaching executivo focado para liderança. Na cidade de modo geral, existem muitos coachings focados para mulheres, empoderamento feminino e financeira, que são as pessoas que se especializaram na educação e na mentalidade de como lidar com o dinheiro. Além de processos ligados à aperfeiçoamento da carreira. São áreas de bastante procura na cidade”, explicou Cintia.

Em seu trabalho de coaching focado em liderança executiva e desenvolvimento de grupos de organizações, Cintia explica, que na cidade existe uma procura muito grande de empresas que desejam formar líderes eficazes capaz de enxergam o potencial individual de seus colaboradores dentro de suas áreas de atuações.

 “Quando encontramos uma pessoa que tem um cargo, tem um poder hierárquico, tem a chefia, mas não tem o poder pessoal que lhe dar a autoridade, efetivamente lhe falta autoridade para influenciar as pessoas e nesse sentido faltam líderes. As empresas procuram líderes que consigam lidar com gente e que conheçam técnicas para lidar com as adversidades. Elas buscam pessoas que geram resultados e produtividade. Se o líder só olha resultado, gestão e processo, ele esquece do lado humano que é o que traz resultados”, disse.

A master coaching desenvolve um projeto chamado “Líder do Amanhã”, que tem a finalidade de trabalhar e desenvolver as potencialidades de novos líderes frentes aos desafios da sociedade moderna, orientando jovens a entender suas qualidades, características e perfil profissional para tornarem-se líderes eficientes nos diversos segmentos do mercado.

“A gente consegue criar hoje nesse futuro líder uma conscientização e sensibilização, um modelo mental daquilo que é liderar, gerenciar e orientar pessoas. Agora, o ponto principal que eu acho, é a pessoa querer, em termo de necessidade. E hoje o jovem que é o líder do amanhã, não entende esse formato. Ele entra na empresa hoje e já se pergunta quando vai ser promovido. Então o imediatismo atrapalha esse processo de formar líderes em potenciais. Existe um processo de construção e amadurecimento, um ciclo de aprendizagem, e às vezes essa nova geração não entende isso”, explicou.

Filtro da qualidade faz seleção natural

Apesar desse crescimento e dos diversos modelos disponíveis para diferentes áreas, a psicóloga explica que, a medida que o coaching vai avançando é preciso ter cuidado com a metodologia e os serviços de profissionais que atuam no mercado. “Infelizmente ainda encontramos barreira de qualidade, algumas pessoas não estão trabalhando de uma forma a potencializar a metodologia. Tem que ter cuidado com o tipo de profissional que você contrata, as experiências, os resultados, o case de sucesso desse profissional. Porque às vezes a pessoa sai de uma formação de um ou dois finais de semana de uma grande emoção positiva, que é empoderadora mas que precisa de um tempo, um tempo de experiência para lidar com a metodologia e as ferramentas. Eu olho o cenário de Manaus como celeiros de oportunidades, mas é preciso muito cuidado em relação aos profissionais que você escolhe”, disse.

Dentro desse contexto, a psicóloga afirma, que é possível identificar os profissionais que atuam dentro do mercado, e quais estão realmente alinhados à metodologia do processo de coaching, ou mentores qualificados para determinada tarefa. Investigar a formação do profissional, fazer uma análise do perfil dele – para verificar se sua vida corresponde com os serviços que ele vende – e verificar relatos de pessoas que tiveram resultados positivos, são atitudes primordiais na hora de contratar um coaching.

“É importante você ver qual é a formação dessa pessoa e qual a metodologia ela estudou. Quais são os resultados e os depoimentos de mudanças? Existe uma prova social de pessoas que realmente já vivenciaram o processo de coaching e perceberam ganhos positivos dentro desse processo? É importante verificar qual é a experiência dessa pessoa, e o que ele tem vivenciado na própria vida para dar esses resultados.Há uma comprovação pessoal daquilo que ela está vendendo? Por que é muito difícil a gente vender aquilo que a gente não conhece ou até aquilo que a gente não faz. Até as pessoas do processo de mentoria você observa um certo ponto. Como você mostra um caminho e orienta uma pessoa para uma direção se você não sabe dirigir? Se nem você como coaching consegue comprovar da sua própria experiência aqueles resultados”, explicou. 

Diferenças entre coaching e mentoring

Segundo Lícia Arantes, formada pela Febracis (Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico), dentro de toda essa esfera, enquanto o coach está focado na melhora do desempenho de metas pessoais, independente da experiência, o mentoring desenvolve atividades focada na formação do colaborador a partir dos conceitos defendidos pela empresa na qual ele atua. 

“Coaching e mentoring são meios diferentes para se chegar em um resultado. O mentor é o profissional que já passou por diversos caminhos de sua área de atuação e teve bons resultados. Ele foca na vida profissional de quem recebe o processo de mentoria, apoiando nas principais dificuldades e barreiras que possam vir atrapalhar o seu sucesso dentro da empresa”, explicou.

Há 5 anos atuando no mercado de mentoring, ela atende empresárias que buscam posicionar a marca de sua empresa dentro do mercado. Por meio do curso "Segredos do Whatsapp", ela orienta mulheres nas vendas online, trabalhando a mentalidade de vendas dentro do universo digital. Além disso,oferece serviços de mentorias financeiras para empresários com lucros de dois ou três dígitos.  

"Enquanto minhas clientes cuidam da empresa eu cuido delas, para construir amizade com tempo emoções e dinheiro com foco em realizações. A minha mentoria visa trazer inteligência emocional para o negócio das mulheres. Ajudo na marca, missão, propósito e valores da empresa.  Ajudo alinhar esses pontos com os objetivos da proprietária. Posicionamento é consequência dessas decisões. Ajudo no empoderamento da pessoa uma vez que para ser empresário e lidar com as emoções é primordial. Já imaginou se o empresário congelasse o negócio a cada medo ou dúvida? Existem ferramentas de inteligência para avançar com agilidade e precisão”, explicou.

Oportunidade

Trazer informação e clareza na forma de lidar com as finanças para profissionais liberais e empresários, foi o campo de atuação escolhido pelo mentoring Rosemberg Oliveira. Com 30 anos de experiência em negócios e investimento, o engenheiro civil por formação viu nesse nicho, onde atua há dois anos como mentoring, uma grande oportunidade de negócio. Por meio de educação e mentoria, ele ajuda seu público a sair do modelo tradicional de investimento e migrar para a nova economia e modelo monetário.

“Ultimamente estou focado no mercado de investimentos onde tenho atuado como trader operando na bolsa com contratos de mini dólar e mini índice. Meu propósito é aumentar o leque de possibilidades das pessoas comuns. Mostrar que existe um caminho novo que está disponível para todos aqueles que quiserem. Sou idealizador da Escola DI Negócios. É uma empresa de educação e treinamento  para profissionais liberais e empreendedores que desejam alcançar o próximo nível em termos financeiros e empresariais”, disse.

Com o objetivo de expandir mais sua área de atuação dentro do segmento, Rosemberg está lançando em julho um programa de educação financeira chamado Crypto Education – O novo sistema monetário.

“Tenho identificado  que a maior parte das pessoas possuem um modelo mental limitado pelo sistema financeiro tradicional em que vivemos aqui no Brasil e não estão atualizadas quanto às novas tecnologias e oportunidades que estão disponíveis. Meu foco é informação com educação financeira e apresentar para as pessoas um maravilhoso mundo novo que se descortina diante de nós a cada dia. Infelizmente o modelo financeiro adotado em nosso país é escravizante e não nos proporciona a capacidade de trabalhar finanças de uma forma mais liberal”, disse. 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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