Pesquisar
Close this search box.

Cinema Petrobras em Movimento exibe sessões gratuitas em Manaus

Considerado o maior projeto de difusão da produção audiovisual nacional, o Cinema Petrobras em Movimento, patrocinado por empresas do Sistema Petrobras, e coordenado pela Gerência de Responsabilidade Social da Petrobras Distribuidora, chega neste mês ao Amazonas. Entre 18 e 25 de setembro, serão projetados em escolas de Manaus os filmes Tainá 3 – A origem e Rio 2, pela 16ª edição da iniciativa. No circuito, além desses dois filmes, também será exibido o filme Mato Sem Cachorro.
Todas as sessões são gratuitas. Serão beneficiados os alunos da Escola Municipal Nova Vida, no bairro Japiim II, do Centro Municipal de Educação Infantil Prof. Juracy Freitas Maciel, localizado no bairro do Mauazinho, e na Casa Mamãe Margarida, no São José II.
Criado em 2000, pela produtora MPC Filmes, e executado em conjunto com o Instituto Cultura em Movimento (ICEM), o Cinema Petrobras em Movimento realiza sessões gratuitas em comunidades localizadas em todas as 27 Unidades da Federação.
Além de aumentar a visibilidade dos filmes brasileiros, o projeto vem promovendo a circulação de riquezas econômicas e sociais ao fomentar uma rede nacional de agentes culturais e parceiros com conteúdo e metodologias exclusivas de atuação, contribuindo com a sustentabilidade de profissionais da cultura em seu local de origem. Com sessões ao ar-livre ou indoor, é hoje o maior circuito não comercial de exibição de filmes do país.
Este ano o projeto ganhou mais uma linha de atuação: “Oficinas de Criação Cinematográficas”. As oficinas estão sendo realizadas como projeto piloto em duas comunidades próximas a unidades da Petrobras, uma em Campos Elíseos, em Duque de Caxias, e outra no Complexo do São Carlos, no Rio de Janeiro.
As oficinas de criação cinematográfica têm caráter educativo e procuram despertar o interesse de jovens para a produção audiovisual, estimulando a criatividade e a reflexão sobre questões que os cercam. Nas aulas, onde os alunos têm acesso à teoria e prática da linguagem cinematográfica, são sugeridos temas de interesse da sociedade, tais como meio ambiente, consumo, trabalho, educação, etc. A partir do tema, os alunos produzem, durante a oficina, seu próprio curta-metragem. As oficinas são modulares, podendo variar quanto à carga horária, número de alunos, estrutura e desdobramentos.
Por meio do Cinema Petrobras em Movimento, devem ser realizadas até o fim do ano mil sessões de exibição gratuita de filmes em 170 municípios de todo o país, para um público de 60 mil espectadores. Para outras informações, acesse www.cinemapetrobrasemmovimento.com.br.

Serviço
18/09/15 – Inspetoria Laura Vicunã – Casa Mamãe Margarida. Projeto: Acolher, Defender e Promover a Vida – Rua Edmundo Soares (antiga Rua da Penetração II), nº 27, São José II, Manaus-AM, CEP: 69083-140
Sessões: 9h – Rio 2; 14h – Tainá 3.

24/09/15 – Escola Municipal Nova Vida – Endereço: Rua Jerusalém, s/n, Bairro do Mauazinho.
Sessão: 9h – Rio 2.

25/09/15 – Centro Municipal de Educação Infantil Prof. Juracy Freitas Maciel – End: Rua Artur Cruz, s/n – Bairro Japiim I
CEP: 69.078-190
Sessões : 7h30 – Tainá 3; 9h30 – Tainá 3.

Todas as sessões são gratuitas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar