No momento atual o que as empresas mais buscam é uma liderança eficaz. Todavia o que vemos é algo muito difícil de controlar e, muitas vezes, de uma dificuldade sem precedentes de se administrar, pois, tudo nos leva a crer que o ser humano ainda precisa desenvolver muito o modo de pensar em sociedade. O egoísmo profissional ainda prevalece dentro das organizações, principalmente nas maiores. Os responsáveis pelo processo estratégico acreditam nos subordinados que farão a parte tática e quase sempre, neste momento, é que as empresas mais perdem dinheiro. Por que perdem dinheiro? Porque contratamos chefes que não possuem características de líderes ou ainda contratamos líderes sem características de chefes e esquecemos quase sempre que o processo tático deve estar em sintonia com a parte operacional do projeto.
Para fazermos a diferença no administrar atual, devemos pensar e agir como chefe e líder, o momento é que dirá quando devemos ser chefes e quando devemos ser líderes e aqui para saber discernir o momento precisamos de um alto grau de sensibilidade pessoal e profissional, isto sim fará a maior diferença para o progresso de nossas organizações.
O chefe normalmente possui uma visão voltada inicialmente para o processo que necessita ser realizado. Esta visão é de extrema importância ao atingimento dos objetivos e metas. Ele pensa racionalmente e age de modo planejado buscando a eficácia do processo a fim de poder concretizar aquilo inicialmente idealizado para o futuro da organização. Todavia, o pensamento racional não quer dizer sinônimo de sucesso em todo o caminho percorrido.
A organização e o controle são fundamentais para o bom andamento do trabalho. Dependendo do momento em que a organização atravessa podemos observar que o excesso de controle pode prejudicar, por exemplo, a criatividades dos participantes da empresa. Se tolhermos a imaginação de bons funcionários teremos dificuldades em conseguir resolver até mesmo pequenos problemas do dia a dia. Não podemos esquecer que trabalhamos com pessoas e estas vivem em sociedade atravessando dificuldades não só na empresa em que trabalha, mas, também, em todo o seu dia. Não podemos esquecer e ser egoísta ao ponto de tentarmos manipular situações em beneficio próprio para podermos simplesmente demonstrar poder sobre os demais participantes da organização. E isto, infelizmente, é uma característica de uma boa parte dos chefes existentes.
Os líderes possuem habilidades no que diz respeito a administrar pessoas. O foco inicial de um líder são as pessoas. Ele sabe que todo o trabalho que a empresa desenvolve, necessariamente será feito ou controlado por pessoas que quase sempre ele mesmo contrata. O líder consegue observar que a melhor equipe que ele pode montar (criar) e desenvolver é aquela que ele consegue pessoas de diferentes habilidades, técnicas e consegue com que eles se completem formando assim uma equipe.
É muito claro para um grande líder que as pessoas inicialmente possuem necessidades e objetivos individuais, em seguida criam os grupos e aqui já possuem objetivos em comum iniciando um processo de busca para atingir metas coletivas, todavia os grupos já trazem resultados positivos para as organizações, mesmo assim o líder sabe que o ideal, hoje, não é só o resultado positivo, o interessante é o resultado extraordinário, aquele melhor que o bom, pois, é o ótimo que faz a diferença, e isso ele sabe que consegue atingir a partir do momento onde o grupo além de possuir o mesmo objetivo passa a compartilhar este objetivo com os demais participantes do processo e assim teremos uma equipe.
Flávio Guimarães é diretor da Guimarães Consultoria e Treinamento Empresarial. Administrador de empresas e professor universitário. E-mail: [email protected]