Pesquisar
Close this search box.

Após superar grave lesão, destaque amazonense no judô em 2021 projeta títulos nacionais

A história de superação do judoca amazonense Filipe Filho mudou a vida do atleta. Após encarar cirurgia em ligamento cruzado do joelho em 2021, o judoca de 21 anos voltou a competir em alto nível e conquistou seis medalhas, sendo quatro a níveis nacionais, no mesmo.

Ele mira, agora, as competições que acontecem em 2022. O atleta disputará os Jogos Universitários Brasileiros, em Brasília, no mês de setembro, e a Copa Brasil.
Considerado uma promessa no esporte, Filipe Filho treina para, no futuro, representar o Brasil nas Olímpiadas.

Estudante de medicina pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o atleta concilia a vida acadêmica com os treinos. Para ele, a disciplina é fundamental para conseguir manter um bom desempenho nas duas áreas.

“Desde pequeno sei da importância dos estudos, é algo que também me dedico. É preciso ter muito esforço e disciplina para conciliar os dois, mas junto com o treinador, conseguimos fazer dar certo. O foco, agora, é vir forte para as competições do ano e voltar aos pódios”, disse o atleta.

Superação com títulos

Após grave lesão no ligamento cruzado do joelho direito, Filipe Filho precisou passar por uma cirurgia. O procedimento poderia tirar o atleta dos tatames, mas a história foi diferente.
Com seis meses de recuperação, o judoca voltou em alto nível. Ainda em 2021, foi campeão amazonense sênior e campeão amazonense sub-21. No cenário nacional, Filipe foi bronze nos Jogos Universitários Brasileiros, e bronze no Campeonato Brasileiro Sub-21, disputado em São Paulo. A medalha classificou o judoca para a Seletiva Olímpica, sendo o único amazonense da competição no ano passado.

“Foi uma lesão muito difícil. Demorei mais de um ano para conseguir voltar 100% aos treinos. Me recuperei, fiz fisioterapia com muita vontade de treinar, mas ainda não conseguia. Com muito foco nos treinos, consegui recuperar o ritmo e conquistei títulos”, destacou o atleta, conquistou títulos amazonenses no sub-21 e sênior após a lesão, e outras duas medalhas de bronze no cenário nacional.

O amazonense já representou a seleção brasileira em outras categorias. Pelo sub-18, foi número 1 no ranking nacional para atletas do peso leve, disputando a Cadet European Cup, na Croácia. Ele também integrou todas as seleções amazonense desde a sub-13, até a seleção sênior.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar