Pesquisar
Close this search box.

Algum jogador brasileiro da nova geração poderá ser o melhor do mundo?

A última vez que um brasileiro foi eleito o melhor jogador de futebol do mundo foi em 2007, quando Kaká teve uma temporada mágica no Milan. Desde então, nenhum atleta do país tem sido cotado para vencer a principal premiação individual da modalidade. Neymar, embora já tenha ficado bem posicionado, nunca teve chances reais. A pergunta que a torcida brasileira se faz é: algum jogador da nova geração poderá voltar a ser protagonista no futebol mundial? Quem gosta de fazer previsões pode obter mais informações sobre o universo do entretenimento esportivo.

Nos últimos anos o Brasil tem produzido bons jogadores, e muitos deles já estão se destacando na Europa. Entre os principais nomes, podemos citar Vinícius Jr, Rodrygo, Antony, Raphinha, Lucas Paquetá, Gabriel Martinelli e Bruno Guimarães. A expectativa é de que todos eles tenham uma carreira de sucesso e se confirmem como jogadores do primeiro escalão.

Porém algum deles poderá, um dia, se tornar o melhor do mundo? Não que isso tenha alguma importância para um eventual sucesso da seleção. A Alemanha ilustra bem que um time pode ser vitorioso mesmo sem um grande destaque individual. Por outro lado, a Argentina viu seu grande craque vencer sete vezes a Bola de Ouro e, durante esse período, o único título conquistado foi uma Copa América, um torneio cada vez menos importante e que o Brasil frequentemente disputa com seu time B.

Então, se ter na seleção o melhor jogador do mundo não é garantia de sucesso, por que há, no Brasil, essa obsessão? Bem, em primeiro lugar, os brasileiros sempre gostaram de destaques individuais, e ainda veem o jogo de uma forma bem menos coletiva do que os europeus. Até hoje diz-se que Romário ganhou a Copa de 94 sozinho, por exemplo.

Além da necessidade do herói, os brasileiros estão frustrados com uma das gerações mais fracas da história da seleção. Desde a Copa de 2006 a queda de qualidade técnica dos jogadores brasileiros vem sendo assombrosa. Por isso, de certa forma, voltar a ter o melhor jogador de futebol do mundo seria um recado para os outros países de que o Brasil está de volta ao jogo.

Não há nenhum indicativo, no entanto, de que isso vá acontecer tão cedo. Embora a nova geração seja talentosa, há um abismo entre ser um bom jogador e ser o melhor do mundo. Portanto, só o tempo dirá se um brasileiro poderá voltar ao topo do futebol mundial. Mas a seleção, por outro lado, parece estar encontrando um caminho com Tite. E se souber jogar coletivamente, poderá brigar por título no Catar.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar