Apoio ao empreendedorismo: incubadora lança edital para pequenas empresas e startups amazonenses

Não há vacina para curar a crise econômica gerada pela pandemia do novo Coronavírus, que economicamente impactou — principalmente — os pequenos negócios, mais vulneráveis em relação à gestão e investimentos. Por isso, o apoio de incubadoras, aceleradoras e de outros atores afins são essenciais para garantir a sobrevida do negócio e da economia. 

Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa realizada pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o número de incubadoras aumentou cerca de 55% de 2019 para 2020, mesmo em meio ao cenário caótico da Covid-19, no qual milhares de brasileiros perderam os seus empregos e muitas empresas encerraram as atividades.

Outro dado que ressalta a importância das incubadoras está no Relatório 2020 das Incubadoras Tecnológicas, realizado pela Incubadora Tecnológica de Santa Maria (ITSM) e Pulsar Incubadora, divulgado no início deste ano pela Coordenadoria de Empreendedorismo da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec). No estudo, constatou-se o crescimento recorde das startups incubadas, que tiveram o faturamento 40% maior do que em 2019, atingindo a cifra de R$ 5,5 milhões.

Na cidade de Manaus (AM), para impulsionar os pequenos empreendimentos, a Incubadora BioTech da Amazônia (inBioTa), mantida pela Universidade Nilton Lins, acaba de lançar edital para seleção de projetos desenvolvidos entre os meses de março a novembro de 2021. A chamada é voltada para iniciativas de negócios que tenham como principais características a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento da bioeconomia no Estado do Amazonas. 

Uma das startups que estão incubadas é a AmazonZyne, criada pela bióloga e doutora em Biotecnologia, Pamella Santa Rosa, com quatro colegas também da área. A nascente realiza pesquisas e prospecção de enzimas a partir de microrganismos da fauna e da flora amazônica para a aplicação industrial em vários setores, como a investigação de DNA e a produção de biocombustíveis. 

O coordenador da inBioTa e professor da Nilton Lins, Carlos Filipe Guimarães (foto) explica que a partir da apresentação, a equipe técnica da incubadora e o empreendedor irão criar um modelo de negócios, gestão e aperfeiçoamento com o objetivo de viabilizar economicamente a proposta, assim como oferecer suporte para elaboração do planejamento necessário para buscar recursos e aplicá-los de forma correta. “O problema não é a falta de ideias e de editais para a área, mas de estruturação desses conteúdos para transformar o sonho em realidade, e é nesse ponto que a incubadora se faz presente”, diz Guimarães.

Para conhecer a inBioTa e/ou inscrever o seu negócio é só entrar em contato: [email protected] ou pelo (92) 98446-5200.

Campanha do Mercado Livre concede descontos em produtos sustentáveis 

O famoso marketplace está promovendo a quinta edição da campanha chamada ’EcoFriday’, que acontece simultaneamente no Chile, México, Argentina, Colômbia e Uruguai. Entre os dias 23 e 25 de julho, os consumidores conscientes poderão adquirir pelo site e app itens de impacto positivo com até 30% de descontos. O objetivo da campanha é fortalecer a visão de sustentabilidade do Mercado Livre. Marcas comprometidas com a redução do impacto ambiental, como: Badu Design, Positiva, Bioart e Canudo, dentre outras, estão participando. 

INDT está com vagas para profissionais de tecnologia 

O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) está contratando cerca de 30 profissionais da área da Tecnologia. Alguns dos cargos disponíveis são Desenvolvedor Full Stack, Desenvolvedor Web Full Stack, Desenvolvedor Mobile, Desenvolvedor Automação de Teste, Desenvolvedor de Inteligência Artificial, Desenvolvedor Android e Estágios. E, apesar da alta taxa de desemprego registrada no país, o setor de tecnologia precisa de profissionais qualificados para atender as demandas empresariais, que cresceram muito por conta da pandemia. 

Algumas vagas ainda oferecem a possibilidade de atuar no modo home office ou teletrabalho, garantindo oportunidades em âmbito nacional para candidatos de todos os estados do país participarem do processo seletivo. Outras vagas ainda poderão ser preenchidas no modo híbrido, ou seja, parte do trabalho acontece no modo presencial e, outra, por home office. O INDT oferece um pacote de benefícios atrativo e ambiente de inovação e aprendizado constante. Mais informações e inscrição para o processo seletivo é só acessar o link (https://materiais.indt.org.br/vagas-indt). 

Cheiro de gasolina vira perfume para donos de carros elétricos 

A Ford está com uma nova estratégia de marketing para divulgar o seu novo carro elétrico o ´Mustang Mach-E GT´ e conquistar os clientes mais tradicionais, de modo a elevar as vendas do veículo. A montadora, em parceria com a consultora de fragrâncias Olfiction, contratou a perfumista Pia Long, que comandou o projeto e criou o `Mach-Eua´, com notas de fumaça, gasolina e borracha, o perfume também contém ingredientes como gengibre azul, lavanda, gerânio e sândalo que adicionam toques metálicos à fragrância. Assim o consumidor passa do bom e velho automóvel ao modelo elétrico de última geração carregando consigo a memória olfativa quase sem perceber a mudança. 

RÁPIDAS & BOAS 

Na segunda-feira (26), às 15h, o ICTS e a Robert Bosch convidam para participação no encontro que tratará de ferramentas, moldes, dispositivos e oportunidades de parcerias. O evento será no auditório do ICTS e é preciso confirmar a presença pelo e-mail ([email protected]).

*******************************

Acontece na terça-feira (27), às 14h (local horário), o seminário online `Bioeconomia e Inovação: oportunidades e negócios na Amazônia´. O evento gratuito é destinado às MPE, startups e empreendedores, produtores e interessados em negócios sustentáveis, inovação, tecnologia e economia criativa para fazerem networking e aprenderem os caminhos das principais parcerias no Amazonas. A programação conta com master class, mini oficinas, apresentação de cases e painel de debate com especialistas reconhecidos no Brasil e no exterior. Inscrição no link (http://bit.do/seminariobioeconomia). 

Foto/Destaque: Divulgação

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email