Pesquisar
Close this search box.

Aplicativo traz mais segurança a passageiros do transporte hidroviário 

Andréia Leite

@andreiasleite_  @jcommercio   

Com acesso à horários, empresa, rotas das embarcações, pontos de chegada e saída, os passageiros que utilizam o transporte hidroviário passam a contar com o aplicativo  “Navegue Seguro”. O lançamento da ferramenta desenvolvida pela  Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) foi realizado nesta quarta-feira (24), no Armazém XV, Porto de Manaus, e contou com a equipe regional da autarquia e seus representantes.  

O aplicativo que é gratuito e já está disponível na versão para Android e IOS, é o primeiro 

voltado ao transporte fluvial. De acordo com o  diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, a importância da criação do aplicativo é  melhorar a qualidade dos serviços de transporte aquaviário para o usuário. “Ele vai poder consultar se determinada empresa ou embarcação são autorizadas pela agência, com isso pode evitar de estar fazendo o uso de um transporte clandestino evitando colocar em risco a sua segurança. Essa é uma das principais funções do aplicativo”, destacou. A ferramenta permitirá a consulta de empresas e embarcações de transporte de passageiros e cargas que são autorizadas pela autarquia tornando as viagens ainda mais seguras. 

O passageiro também poderá fazer denúncia sobre irregularidades, reclamações, ao serviço contratado, além disso,  fornece informações sobre a regularidade em travessias internacionais, interestaduais ou intermunicipais em diretriz de rodovia federal e de embarcações da navegação interior de percurso longitudinal interestadual e internacional, seja ele exclusivo para passageiros ou misto (passageiros e cargas).

Outro destaque da ferramenta é que ela permite que o usuário apresente denúncias e reclamações contra serviços prestados de má qualidade ou possíveis infrações às normas da agência e que possam ser identificadas por ele. “É mais uma forma de aproximar o cidadão que utiliza o transporte aquaviário”. 

Segundo ele, pela importância que Manaus representa apresentar esse serviço é contribuir significativamente  para melhoria do transporte fluvial. Ele explicou que em uma segunda etapa, até o fim do ano, a agência prevê outros aprimoramentos por meio do aplicativo.  “Por exemplo, acompanhar em tempo real o deslocamento daquela embarcação e o local exato que ela estará localizada,  como a gente faz com os apps de mobilidade urbana. São essas melhorias que a Antaq vem buscando implementar em toda região”. 

O diretor destacou que a Antaq vem realizando uma série de reuniões e debates com representantes de vários órgãos que atuam no segmento tendo como pauta os direitos e deveres dos usuários,  buscando estar mais presente e melhorando a sua regulação trazendo mais conforto e qualidade para quem utiliza o transporte aquaviário na região Norte, considerada tão importante que tem a navegação como principal meio de transporte. 

Saiba mais

A região Norte locomove 10 milhões de passageiros por ano e 3,5 milhões de toneladas de cargas. Cerca de 40 mil embarcações navegam pelos rios da Amazônia. De acordo com a Antaq, mais de cinco milhões de passagens são comercializadas por ano somente no Amazonas.

O serviço de transporte hidroviário no Amazonas atende aos mais diversos aspectos econômicos e compreende o deslocamento de passageiros e cargas em embarcações do tipo balsa/empurrador, lanchas rápidas, expressas ou a jato e ferryboats. A natureza da navegação interior contempla as categorias de transporte transversal e longitudinal. O transporte transversal é caracterizado pelo deslocamento de uma margem a outra de rios ou lagos e o longitudinal realiza o percurso de maior distância, entre municípios.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar