Pesquisar
Close this search box.

Aos 41 anos, ZFM mantém forte atração de investidores

Honda quer chegar a 1,5 milhão

A Moto Honda da Amazônia trabalha para produzir 1,5 milhão de motocicletas este ano e se manter firme na liderança do mercado brasileiro. Em 2007, a empresa produziu no PIM (Pólo Industrial de Ma-naus) 1,376 milhão de veículos e vendeu no mercado nacional 1,276 milhão de motocicletas.
Para o exterior foram negociadas 100 mil unidades, de acordo com a assessoria de comunicação e dados da Abra-ciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).
A liderança da Honda no mercado brasileiro no segmento de motocicletas está longe de ser importunada. Em 2007 ela fechou o ano com 79,8% do mercado brasileiro e nas exportações atingiu 71,5%. A concorrente mais próxima, a Yamaha, ficou com a fatia de 14,2% do mercado interno e nas exportações 28,5%. Porém, proporcionalmente, em 2007, as vendas da Honda foram inferiores ao desempenho do mercado. O mercado doméstico consumiu 26,2% de veículos a mais do que em 2006. A japonesa vendeu 25,3% a mais
O mercado brasileiro desses veículos cresce a passos largos. Ano passado, o faturamento do setor de duas rodas do PIM atingiu US$ 4,1 bilhões, 32,88% superior a 2006, quando faturou US$ 3,1 bilhões.
Desde 2003, as vendas do pólo vêm crescendo nesse ritmo. Isso tem despertado atenção de empresas concorrentes que estão buscando nos últimos anos fincar suas linhas de produção em Manaus. Segundo a Abraciclo, no PIM são industrializadas, hoje, cerca de 98% das motocicletas produzidas no Brasil e as vendas de setor de duas rodas representam 23,22% do faturamento do pólo.
“A Moto Honda não en-cara a chegada de novos fabricantes como ameaça, uma vez que isso está acontecendo devido ao crescimento do pólo de duas rodas, onde as expectativas para os próximos anos são as mais promissoras. A empresa, entretanto, mantém suas estratégias para continuar líder e também abocanhar uma nova fatia desse mercado promissor, com seus modelos de qualidade, que vão desde os populares até os de nível de exportação, mantendo a alta tecnologia”, garante a assessoria.
Segundo a assessoria, para a multinacional atender as estimativas, está ampliando o seu parque fabril em Manaus e a contratação de mais mão-de-obra. A ampliação está em andamento e deve estar concluída no primeiro semestre de 2008. Todos os investimentos necessários estão sendo feitos para isso. A ampliação industrial vai gerar 900 empregos diretos no período de janeiro a dezembro. Hoje, em seu espaço de 661 mil metros quadrados e com área construída de 193 mil metros quadrados, a empresa emprega diretamente 8,5 mil trabalhadores e gera mais de 30 mil empregos indiretos.
A Moto Honda está instalada em Manaus desde 1976, quando produziu 2,2 mil unidades. De acordo com a assessoria de comunicação, são mais de 31 anos de trabalho dedicados à sa-tisfação do público, com investimentos tanto em lançamentos, quanto no padrão de serviços pós-venda, aspectos que contribuíram para essa conquista do mercado nacional e internacional.
“Com essa estratégia, a Moto Honda amplia constantemente seu line-up, incorporando cada vez mais modelos e oferecendo opções para todos os estilos de consumidor, seja para o uso no lazer, esporte, locomoção ou trabalho. O resultado é uma linha nacional com modelos de 100 cilindradas até 750 cilindradas, além de opções de motocicletas importadas que vão de 600 a 1.800 cilindradas” explica a assessoria.
De acordo com a assessoria, a mais recente prova desse compromisso com o consumidor é a POP 100, lançada em janeiro de 2007, e que fechou o ano com 96,8 mil unidades produzidas, o que representou 5,6% da industrialização de motocicletas no Brasil. Além disso, a Biz 125, a CG 125 Fan e a CG 150 Titan completam o histórico de sucesso, mostrando que juntas representam mais de 60% da produção total da marca. A fábrica, que produz aproximadamente 90 mil peças por dia, entre componentes do motor, engrenagens, guidão, rodas e escapamentos, chegou

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar