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Alemã, pioneira de uma geração em Manaus

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Desde que a Confeitaria Alemã foi inaugurada, em 1º de maio de 1983, Manaus passou a conhecer novos conceitos referentes à qualidade de produtos e serviços, entre eles, doces e salgados preparados com ingredientes de primeira linha e funcionários treinados e uniformizados que não pegavam no dinheiro. Isso era função do caixa. Até a inauguração do Amazonas Shopping, em 1991, a Alemã reinou absoluta como um ‘point’ da juventude manauara, sem falar que suas tortas, com receitas exclusivas, viraram referência na cidade. Mas essa história começou um pouco antes quando o engenheiro civil carioca Raul Carlos Araújo de Andrade chegou a Manaus, em 1981.

“Meu tio viera para Manaus no início da década de 1970, por causa da Zona Franca, e chegou a ter um posto de gasolina na Praça da Polícia. Depois chamou meu avô Heitor que, aqui próximo à praça, abriu o Restaurante e Churrascaria Kavaco. Eu sempre vinha a Manaus, de férias, e via que era uma cidade com muitas oportunidades”, recordou Raul.

Em dezembro de 1980 Raul se formou engenheiro e, em janeiro do ano seguinte, veio de vez para Manaus ajudar o avô a administrar o Kavaco.

“Poucos meses depois meu avô faleceu e eu continuei à frente do Kavaco. Em outubro, inaugurei a Cantina e Pizzaria Fiorentina, hoje Ristorante Fiorentina, na Praça da Polícia, enquanto continuava com o Kavaco”, disse.

“Abri a Fiorentina, com comida italiana, e depois a Alemã, com doces alemães, porque tudo era novidade em Manaus. Por isso as duas casas fizeram sucesso desde o começo”, destacou.

Tortas são sucesso até hoje

“A Alemã fez muito sucesso pelas inovações que apresentamos como, por exemplo, o funcionário que atendia o cliente não pegava em dinheiro. O cliente pagava seu consumo somente no caixa. Nossas receitas de doces e salgados eram próprias, algumas de família, desconhecidas em Manaus. E tudo era feito na nossa cozinha, inclusive o pão de hambúrguer coberto com gergelim, que foi sucesso logo de cara. Trouxemos para Manaus o conceito de fast-food”, contou.

Em pouco tempo a Alemã atraiu a atenção do público jovem, “até porque, além dos produtos inovadores, realizávamos ações de marketing para ganhar mais visibilidade como o concurso Garota Alemã, realizado na frente da loja. No Carnaval tinha a Banda da Alemã. Quando vinham cantores e bandas se apresentar em Manaus o ponto preferido pelos organizadores dos shows para a venda dos ingressos era a Alemã. E aconteceu de alguns artistas virem dar autógrafo nas dependências da loja, mas aí congestionava tudo”, falou.

A Alemã também ganhou fama pelas suas tortas gourmet nunca vistas antes na capital do Amazonas, expostas numa vitrine bem na porta de entrada da loja. No Natal todos queriam uma torta da Alemã. Quantas fossem feitas no dia, eram vendidas, “e até hoje nossas tortas vendem muito”, completou.

Nos anos seguintes Raul Carlos promoveu a ampliação de sua empresa abrindo outras lojas da Alemã (no térreo do edifício Cidade de Manaus, no Ideal Clube, na ETFA, atual Ifam – Instituto Federal do Amazonas) e o restaurante Panorama, na rua Recife, atual Mário Ypiranga Monteiro.

Em 1991, quando o Amazonas Shopping inaugurou, Alemã e Fiorentina estavam presentes, lado a lado. Em 2000 o empresário inaugurou, no mesmo shopping, o Allegro Bar Pizza e Grill, mais uma vez lançando em Manaus um novo conceito, unindo alimentação e entretenimento.

Novas lojas à vista

Completam a lista de empreendimentos de Raul Carlos, o Bar Laranjinha, que existiu por mais de dez anos na Ponta Negra; e a Cervejaria Fellice, no Studio 5, a primeira cervejaria artesanal da cidade. Em 2009 o empresário iniciou a franquia do Bob’s, de sanduíches e sorvetes, hoje com nove lojas e treze quiosques espalhados pela cidade. No ano seguinte começou com a franquia Camarão & Cia., de frutos do mar, agora com duas unidades.

Atualmente o Grupo Alemã opera 20 lojas, 13 quiosques, possui uma central que abastece todas as suas lojas e quiosques, tem uma área de eventos, emprega mais de 650 funcionários e favorece 2.000 empregos indiretos.

Ponto de Vista – Raul Andrade

Jornal do Commercio: A que você credita o sucesso de seus empreendimentos?

Raul Carlos: O bom empreendedor deve estar sempre de olho no mercado, observando o que está sendo feito e quais as necessidades das pessoas?

JC: E também investir nos seus funcionários.

RC: Isso é importantíssimo. Desde 2013 temos uma parceria com a Fundação Dom Cabral, uma das dez melhores escolas de gestão de negócios do mundo. Mensalmente realizamos reuniões com os funcionários quando é posto em prática o programa PaEx (Parceiros para a Excelência) visando melhorar seus resultados e aumentar a competitividade por meio da implementação de um modelo de gestão integrada, da capacitação dos gestores, do intercâmbio de experiências e aprendizados e da construção conjunta do conhecimento.

JC: Quais serão seus próximos investimentos:

RC: Para este ano estão previstas a abertura de novas Alemãs, novos Bob’s e uma Fiorentina. Estamos em fase de estudos e pesquisas de locais.

Guia Rápido

Nome: Grupo Alemã

Fundação: 1º de outubro de 1981

Segmento: restaurantes e fast food

Lojas: 20 lojas e 13 quiosques

Franqueadoras: Uma

Funcionários: 650

Telefone: 3183-2244           

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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