Deveres e Sacrifícios

O empreendedorismo tem uma característica muito desafiadora em seu contexto principal, e em destaque aos que estão querendo entrar para este universo muito competitivo no mercado, suas eventualidades estão baseadas em sua premissa de construção motivada pela mentalidade de buscar algo diferente, por isso é uma particularidade de cada empreendedor ativar suas expectativas em seu negócio, embora isso seja muito desafiador.

No entanto o empreendedorismo vem destacar sempre como modelo negócio e isso deve por obrigação demonstrar segurança, equilíbrio, organização, expertise e um bom plano bem organizado para projetar o futuro do seu empreendimento. Embora tudo está em constante mudança, deve-se observar que o cenário é uma variação em tempo real e estar preparado para os altos e baixos é fundamental para criar estratégias dentro do seu seguimento para combater períodos críticos do mercado.

A realidade é ímpar e analisar seus aspectos é um compromisso diário com seu time, e que deve estar pronto para juntos poderem crescer de forma saudável nos períodos mais desafiadores ao longo de dois anos. Esse compromisso é forma com que seu empreendimento irá saltar para outros degraus mais significativos.

De forma analítica, essa inserção ao empreendedorismo é claramente iniciada no momento que o indivíduo sem encontra em dificuldade de encontrar um emprego ou mesmo na situação de desempregado no qual foi demitido do seu ambiente de trabalho. Embora não seja mera coincidência é um fato que vem de muitas gerações, de pessoas que se desafiaram e se tornaram grandes empresários. Hoje no modelo de negócio mais desafiador deparamos com muitas deficiências na visão abrangente de gerir seu negócio.

Quando já tem esse feeling de empreendedor ou já vem da geração familiar tornar-se empresário fica mais “fácil”, mas muitos tem o momento de despertar é quando aquele funcionário consegue enxergar todo sua eficiência em seu ambiente de trabalho, sendo além das expectativas de execução, buscando realizar suas atividades com determinação, responsabilidade, ética, transparência, inovando, levando melhorias ao seu modelo de trabalho e também para junto de seus colegas, recebendo premiações e aplausos, fazendo realmente a diferença para que a empresa cresça e melhore a cada momento, trazendo mais oportunidade para agregar valor na sua equipe, com isso esse profissional com uma visão mais ampla, absorvendo todo esse conhecimento, entendo como a engrenagem funciona e vendo os resultados acontecerem diante de seus olhos e ele sendo responsável executor por esse modelo de negócio, assim vai ganhando energia e coragem para entender que existe um universo fora da grande estrutura em que se encontra todos os dias criteriosamente cumprindo toda carga horária estabelecida, mantendo sua responsabilidade e compromisso acima de qualquer suspeita, se preparando para alcançar os mais altos níveis da esfera profissional que é ser empresário, êeepaa, calma e respira.

Não é exatamente assim um mar de rosas a vida de um empresário, é bom entender que é uma vida de sacrifício e muitas emoções, contando com a paixão e força em persistir todos os dias, mas com muitas variações e declinações, diversas tentativas e muito aprendizado ao longo da vida.  O empresário e autor Tim Ferris afirmou que “o empreendedorismo não é para os fracos de coração”. Isso ocorre porque a vida de um empreendedor geralmente exige longas horas, trabalho árduo e disposição para sacrificar tempo com amigos e familiares em busca de um objetivo. O empresário Marc Andressen descreveu a vida de um empreendedor como “um longo período de tédio, pontuado por momentos de puro terror”.

Eu sou muito a favor do empreendedorismo por que expande oportunidades a muitas pessoas e ao mercado, se quer empreender se dedique a isso, por mais que sua motivação vem de dentro de um trabalho longo e uma jornada de bons resultados, que não foram contemplados e nem aplaudidos por gestores que não conseguiram enxergar a sua capacidade ímpar de sempre buscar resultados, por não serem gestores de visão em reter talentos profissionais que ajudam a desempenhar resultados promissores para a empresa, saiba que é sua obrigação buscar esses resultados e se não está satisfeito por não ser valorizado busca outro emprego ou se apresente aos seu superior e mostra o que realmente vem fazendo ao longo do tempo com sua mão de obra qualificada, mas saiba que empreender é muito além de um trabalho que requer aplausos e motivações de seu superior.

Se vai buscar esse universo, saiba que não existe dúvidas, sempre tomará decisões muito críticas por que pessoas estarão em sua responsabilidade e seu sonho em suas mãos, o empresário não tem trabalho paralelo, ele foca e luta todos os dias, se limita na vida social e na família, enfim são só desafios a todo instante, ou faz direito e ou não faz, siga suas ideias e seu instinto, só não pode se tornar escravo do seu negócio, mas isso é uma outra história, para outro artigo.

A ÚNICA JORNADA IMPOSSÍVEL É AQUELA QUE VOCÊ NUNCA COMEÇA.

Giovanni Cavalcante

Empresário, Consultor Empresarial e Financeiro, Palestrante, autor literário sobre Gestão & Negócios

Contato: 92 99234-5952

Instagram: @giovanni_gestaoenegocios

Email.: [email protected]

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário