Pesquisar
Close this search box.

A Teologia como ciência

*Carmen Novoa Silva

À luz do L’Osservatore Romano, Teologia como ciência.

Disposta a colocar tudo a limpo dirigi-me ao “saco de gatos” que teimam em me dizer que sou poeta como Thiago de Mello, mas não acrescentam que sou TEÓLOGA com diploma assinado pela reitora da Universidade de Santa Úrsula-Rio de Janeiro- Irmã Maria do Carmo Farias, isso em 1999. Passaram-se 27 anos e muitos teimam que poesia não é ciência. E olha que escrevo como teóloga na Academia Amazonense de Letras e também na Academia Marial do Santuário de Aparecida em São Paulo. Alvo de grande peregrinação à padroeira do Brasil N. Senhora Aparecida… Entrei nas duas academias por inspiração do Alto de meu marido Ricardo, que me alertou sobre os papéis que colecionava. Ninguém no Brasil tinha, meu marido passou a ser diretor-executivo do livro de mesa e o livro menor, popular. D. Raimundo Damasceno (Cardeal) e presidente da Academia de textos marianos. Os que falam que sou poeta não leem jornal às sextas-feiras no Em Tempo. Lá estão meus créditos. Agora passarei a explicar o texto extraído do Jornal El País que dá conta do quão científica é a teologia. Teologia pode ser compreendida como um pensar sobre Deus e expressar esse pensamento de alguma maneira; algo que o ser humano, entregue às suas próprias forças, seria incapaz de atingir e muito menos de articular em discurso coerente e inteligível, não fosse Deus se revelar ao ser humano, possibilitando a graça de conhecê-los.

A Teologia aborda os seguintes temas (*Deus,*O homem,*O mundo, *A salvação,* A escatologia)> A palavra ciência vem do latim “scientia” que quer dizer conhecimento, saber. Ciência é o conjunto de conhecimentos fundados sobre princípios certos. Assim sendo sabemos que a teologia também está fundamentada sobre os princípios certos, os da Palavra de Deus. Os principais traços de ciência que a teologia possui: Criticidade: (é uma disciplina crítica). Sistematicidade: (tem um conjunto de saberes estruturados e ordenados dos conhecimentos sobre o sagrado e a fé). Dinamicidade: (Não despreza conhecimentos anteriores).

A Bíblia desempenhou e desempenha um papel importante na história da civilização. Ela é a mensagem de Deus para o homem, (Hb1:1). A mensagem da Bíblia é a história da salvação (o concerto de Deus com os homens) que pode ser observada ao longo de ambos os testamentos onde podem ser distinguidos três elementos comuns: Deus traz salvação (o Mediador do Concerto). O meio de salvação (a base do Concerto) que é a graça de Deus que requer uma resposta de fé e obediência. Os herdeiros da salvação (o povo do Concerto) são: Israel e a Igreja de Deus. (Si 19:1-2) (2Tm 3:16). A interpretação das sagradas escrituras, base para toda interpretação bíblica:- Quando o sentido literal das Escrituras fizer sentido, não procure outro sentido para elas. Texto literal “sem sentido” precisa ser revisto de forma contextualizada e criteriosa. Cada afirmação das Escrituras deve ser lida em seu contexto adequado, pois toda palavra contida na Bíblia faz parte de uma sentença e esta, por sua vez de um parágrafo, cada parágrafo de um texto pertencente a um livro e este contribui para o todo que são as escrituras.

Lembremos sempre que a Bíblia é infalível, porém tal infalibilidade na sua inspiração, só pode ser garantida quando nos reportamos ao texto original dos livros que lhe são inerentes. Temos o Teocentrismo, Monoteísmo são três termos de origem grega que serão estudados aqui. É a forma de pensamento que considera Deus como o centro de tudo. Essa concepção é bíblica pois a Bíblia revela Deus como Único e Verdadeiro Deus Monoteísmo- Mónos= Único, Theos= Deus. É um sistema religioso que admite um só Deus. Os três principais segmentos religiosos monoteístas são o judaísmo, o cristianismo e o islã. Essas são religiões escriturísticas.

No islã o Alcorão goza de uma canonicidade autoconferida, ao passo que tanto a Bíblia hebraica como a cristã passaram por um processo longo para chegar à canonicidade. Tanto judeus como os cristãos não admitem acréscimos nas Escrituras e estão de acordo quanto ao Antigo Testamento. Só divergem quanto ao N.T. pois os judeus até hoje consideram Jesus como profeta e não como o Messias, rejeitando o Novo Testamento. Politeísmo- Poli= Muitos Theos=Deus. Tipos são figuras que Deus utilizou ao longo da história bíblica para revelar acontecimentos futuros. Eles têm seu cumprimento na vinda do Messias. Esse cumprimento é chamado antítipo.

CARMEN NOVOA SILVA, é Teóloga e membro da Academia Amazonense de Letras e da Academia Marial do Santuário de  Aparecida-SP

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar