A Vita Derm está cada vez mais diversificando seus produtos com matéria-prima da Amazônia. Guaraná, cupuaçu, andiroba, buriti e maracujá são alguns dos ingredientes naturais típicos da Amazônia, presentes nos itens da empresa de cosméticos Vita Derm. Fundada em 1984, a empresa desde sempre vem incluindo na sua linha, alguns produtos com fórmulas essencialmente da região amazônica.
Em 2003, surgiu o primeiro trabalho oficial no Amazonas em parceria com o Órgão Estadual de Turismo, Amazonastur, quando a Vita Derm patrocinou a confecção do catálogo “Programa Zona Franca Verde” lançado durante a 3ª Fiam (Feira Internacional da Amazônia).
Entre um trabalho e outro, incluindo pesquisas de comprovação científica referente à eficácia dos cosméticos brasileiros, a empresa foi crescendo, novos projetos surgindo e agora mais uma parceria desponta com o governo do Amazonas.
Desta vez, com um projeto de produção da primeira linha de produtos da Vita Derm que, com o incentivo do PPB (Processo Produtivo Básico), terá fabricação amazônica, envolvendo colônias, comunidades locais, a área acadêmica e prestadores de serviços locais.
Tendo como missão principal promover a “Marca Amazonas” no mercado nacional e internacional, a Amazonastur (empresa estadual de Turismo do Amazonas), reconhecendo que esses produtos são fundamentais para divulgar o Estado, especialmente as suas potencialidades regionais, vem apoiando o referido projeto da Vita Derm oferecendo, inclusive, um coquetel no Tropical Business com a presença de autoridades estaduais, federais e municipais, empresários e a imprensa regional.
Identificação é o que não falta entre a Vita Derm e os projetos do governo amazonense. Além de ter os ingredientes da Amazônia como preferência em seus produtos, inclusive de exportação, a maioria dos estudos e pesquisas patrocinados pela referida empresa também são voltados para matérias-primas de origem amazônica. Com este trabalho, a Vita Derm que já é considerada referência entre os consumidores finais e profissionais do Brasil, pelo trabalho que realiza há 23 anos, vem agora conquistando também o mercado internacional.
Recorde e eventos
Com o crescimento da marca e o sucesso que a Divisão exportação Vita Amazônia vem alcançando internacionalmente, entre os eventos que a Vita Derm organiza e participa, totaliza uma média de 7.000 em todo o Brasil. Este número inclui os treinamentos, congressos, palestras e participações em feiras internacionais. Em 2007, a Vita Amazônia destacou a qualidade dos produtos Vita Derm para Barcelona, onde Marcelo Schulman, presidente da Vita Derm, foi convidado de honra para ministrar uma palestra sobre “Biodiversidade Brasileira X Cosmetologia”. A marca também esteve presente para divulgação no Panamá e em Londres promovendo uma jornada técnica com duração de três dias, além de participar da Cosmoprof Bolonha entre os dias 30 de março e 2 de abril.
Produção no Amazonas
Para a introdução deste estabelecimento fabril da Vita Derm em Manaus, já estão sendo levantados os fornecedores de embalagens locais, bem como os fabricantes de matéria-prima que são certificados. O objetivo é iniciar as terceirizações em fevereiro de 2008, para que os produtos sejam comercializados e divulgados em todos os eventos da Vita Derm, principalmente nas ações internacionais. Tão logo os detalhes do projeto em andamento sejam concluídos, a efetiva industrialização diretamente do estabelecimento fabril Vita Derm, fruto do apoio com o governo do Estado, será concretizada.
Visando potencializar a promoção do Amazonas no exterior e no mercado nacional, a Amazonastur está definindo um calendário em parceria com a Vita Derm, pois reconhece nesse nicho de mercado um público especial, com alto poder aquisitiv