Pesquisar
Close this search box.

Fim do New Fiesta causa demissões em fábrica da Ford

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/07Jul/14/1607_B2a.jpg

A Ford anunciou a demissão de 750 funcionários no mês de julho. A decisão da montadora americana se baseia no fim da produção do New Fiesta, que oficialmente se encerrará no dia 31 de julho, embora o modelo não esteja mais disponível no site da marca.

A decisão da Ford gerou revolta na prefeitura de São Bernardo do Campo-SP, que esperava a manutenção dos empregos até a compra da fábrica de Taboão por uma nova controladora. A administração municipal de Orlando Morando criticou a montadora por não apresentar um plano de desmobilização.

Morando criticou a forma como a Ford conduziu a situação, classificando-a como “lamentável” e que entrará com ações jurídicas na próxima segunda (15), devido ao impacto causado pelas demissões. O prefeito Morando disse que a Ford “despreza o município da maneira como trata o assunto. A cidade que sempre ofereceu o melhor de sua infraestrutura e mão de obra qualificada é literalmente atingida”.

A prefeitura ainda disse que a garantia de emprego poderia ser um argumento de negociação da montadora com o futuro comprador, que ainda continua como um incógnita. As maiores chances estariam com o grupo CAOA, cujo líder Carlos Alberto de Oliveira Andrade, esperava até a aprovação da Reforma da Previdência para decidir-se sobre a compra da fábrica.

A outra empresa interessada continua sob sigilo e, por ora, suspeita-se que seja um fabricante chinês, provavelmente de caminhões. Com essas demissões, o fechamento da fábrica da Ford em Taboão, entra em um novo capítulo. Anteriormente, acreditava-se que todos os funcionários seguiriam até o final da operação, sendo negociada sua transferência para a nova dona da planta paulista.

Agora, não se sabe até que ponto essas demissões afetarão as negociações para compra da unidade, onde a Ford fabrica os caminhões da linha Cargo (de leves até extrapesados) e da Série F (F-350 e F-4000). A fábrica está nas mãos da empresa desde 1967, quando foi adquirida da Willys Overland do Brasil, depois de ser assumida pela Ford. As informações são do UOL.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar