Na data em que completou 20 anos de existência, em 18 de novembro passado, a Tortas & Tortas apresentou para seus clientes o resultado de sua reformulação. Surgiu naquele dia a Tortas e Tortas (sem o & comercial) com um conceito totalmente diferente do que apresentara até então, desde a decoração da loja, passando pelo atendimento aos clientes pelos funcionários e chegando à modificação na apresentação dos produtos.
“Já tivemos onze lojas franqueadas, mas a crise econômica pós 2015, fez com que uma a uma fossem fechando. Foi então que vimos que deveríamos realizar uma mudança radical, e foi o que fizemos”, contou Leonardo Junqueira, proprietário da Tortas e Tortas.
“Nosso foco, como empresa, sempre foi voltado para a venda de tortas, tortas e mais tortas. Quanto mais vendesse, melhor. Mas a queda nas vendas nos fez pensar diferente. Muita gente ficou desempregada e passou a fazer bolos e tortas para se manter. Precisávamos recuperar o cliente perdido. Hoje focamos no relacionamento tanto de empresa com funcionário, quanto no de funcionário com cliente e principalmente na apresentação dos nossos produtos”, lembrou.
“Antes éramos conhecidos como uma doceria onde o cliente vinha comprar tortas e salgados e, muitas das vezes, nem ficava aqui na loja. Eu queria que o cliente ficasse satisfeito de permanecer aqui, saboreando nossos produtos. Mudamos o nosso cardápio, hoje assinado pelo chef Luciano Chaves, com experiência de doze anos trabalhando na Nestlé”, contou.
“Mas não foi só isso. Agora servimos café, almoço e jantar. O interior da loja passou por uma repaginada total, assinada pela arquiteta Milena Bomfim. O ambiente aconchegante criado por Milena faz com que os clientes se sintam bem em estar numa das mesas, lanchando, almoçando ou jantando, em companhia de amigos”, esclareceu.
O sucesso das mini tortas
“Desde a reinauguração, estamos fazendo pesquisas com os clientes e temos tido 100% de aprovação. A crise econômica está passando. A clientela voltou. As vendas estão muito bem”, disse.
“Detalhes, às vezes imperceptíveis, podem fazer a diferença. Fomos os primeiros, em Manaus, a vender tortas a quilo. Não vendíamos fatias. O cliente mostrava o tamanho que ele queria, nós cortávamos e ele pagava quanto desse. Com a situação financeira ruim, isso acabou. Muitas vezes o cliente não tinha na carteira o valor que dava”, lembrou.
“O chef Luciano deu a idéia de, ao invés de vendermos fatias, produzirmos mini tortas, idênticas às grandes, mas com peso igual ao de uma fatia. Acabamos com as vendas a quilo e nem vendemos as fatias, até porque, na fatia, a massa e o recheio da torta podem perder qualidade por ficarem expostos. Na mini torta tudo fica fechadinho, sem falar que o visual dela é bastante atraente e até ajudam a decorar uma mesa junto com a torta principal”, revelou. “Antes o cliente perguntava: quanto é? Hoje ele diz: eu quero esse, ou aquele produto, sem se preocupar com o preço”, completou.
“É bom dizer que toda essa mudança teve um custo, um investimento. Investi R$ 800 mil em treinamentos não só de funcionários, mas também de fornecedores. Nossa linha de produção, antes priorizava a quantidade, agora prioriza a qualidade, e olha que produzíamos apenas tortas e salgados. Atualmente, além das tortas inteiras e dos salgados, temos pratos quentes, omeletes, croissants, sanduíches, saladas, e cafés especiais. Classificaria as mudanças na Tortas e Tortas num tripé: produtos de qualidade, atendimento de excelência e ambiente agradável”, ensinou.
A importância do funcionário
“Valorizar o teu funcionário é uma das coisas mais importantes dentro de uma empresa. Quando ele se sente valorizado, veste a camisa da empresa, trabalha satisfeito e isso se reflete no atendimento, e consequentemente, na conquista do cliente”, falou.
“Antes comemorávamos os aniversariantes do mês. Hoje comemoramos o aniversariante do mês e eles ganham mimos. São 31 funcionários. Tenho uma funcionária que nunca havia ganhado flores e sequer ido ao cinema. No dia do aniversário dela, eu lhe dei um buquê de flores e disse para ela, no domingo, em casa, se arrumar, junto com o marido e o filho, e aguardar que eles teriam uma surpresa. Mandei um carro ir pegá-los, e o motorista os levou ao cinema numa sala VIP, com entradas, pipocas e refrigerantes pagos, e ainda trazê-los de volta para casa. Ela me falou, depois, que se sentiu num outro mundo”, riu.
“Outra perdeu o pai. E ele morava em Belém. Ela falou que a maior tristeza dela era não poder estar no enterro dele. Pois eu comprei as passagens pra ela, que foi e voltou sem aquele peso na consciência”, se emocionou.
“Tenho feito muitas palestras em escolas e universidades e o que procuro mostrar é isso. Se a sua empresa não está indo bem, você precisa mudá-la, ainda que seja uma mudança radical. Se for uma mudança pensada, planejada, os resultados virão, e serão positivos”, garantiu.
A Tortas e Tortas está localizada na av. Darcy Vargas, 729, Chapada. Informações: 3657-8288. Instagram: @tortasetortasoficial