Pesquisar
Close this search box.

Apoio para orientar microempresas

Duas iniciativas nacionais estão prevendo apoiar e orientar para o empreendedorismo este ano. O Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo) criou um programa para oferecer consultoria gratuita para as pequenas indústrias da capital que desejam investir na modernização da produção, layout, mão de obra e custos dos produtos.
Ao todo, o programa ALI (Agentes Locais de Inovação) vai atender 1.300 companhias.
Os empresários serão acompanhados durante dois anos por um agente que fará visitas periódicas nas empresas para coletar dados sobre o nível de inovação. Com base nas informações, técnicos do Sebrae formularão planos de ações para a modernização da indústria.
“Engana-se quem pensa que inovação é algo para ser feito apenas por companhias que podem investir alto em tecnologia. O ALI oferece condições para que as indústrias de pequeno porte se desenvolvam, cresçam e gerem emprego”, afirma Bruno Caetano, diretor-superintendente do Sebrae-SP.

Sociedades de Crédito lançam portal

Pequenos negócios de todo o país terão acesso a uma importante ferramenta para orientar o acesso ao crédito. Será lançado nesta sexta-feira (26), durante o 2° Encontro Sebrae e Sociedades de Garantia de Crédito (SGC), em Maringá (PR), o portal das SGC. O site reúne casos de sucesso, notícias e publicações sobre as entidades e, principalmente, orientações para facilitar o acesso ao crédito e para obtenção de assessoria financeira.
“O portal é um instrumento fundamental para disseminar informações e ampliar o movimento das sociedades garantidoras como uma rede de apoio aos pequenos negócios. Vai dar visibilidade ao tema e, com isso, ampliar a confiança na relação entre as SGC, os empresários e os agentes financeiros”, assinala o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.
Comuns na Europa, as Sociedades de Garantia de Crédito começaram a surgir no Brasil a partir de 2003. Elas auxiliam os pequenos negócios a alcançar garantias complementares exigidas pelas instituições financeiras. Ao tornar-se associado de uma SGC, o empresário passa a ter melhores ofertas nas linhas de crédito, melhores taxas e prazos estendidos junto aos agentes financeiros.
Atualmente, há nove sociedades garantidoras constituídas no país, sendo cinco em operação e quatro em fase de pré-operação, além de oito SGC que se encontram em fase de criação. As entidades já beneficiaram 1,2 mil empresas, que alcançaram cerca de R$ 38 milhões em operações. Desse montante, R$ 25 milhões foram assegurados em cartas de garantias concedidas pelas sociedades.
O portal www.sociedadegarantiacredito.com.br apresenta também o mapeamento das SGC em operação e um link para o site de cada sociedade garantidora, com informações sobre as operações realizadas por cada uma delas.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar