O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vem registrando forte desempenho nos últimos anos. Dados do Caderno Tendências 2010/2011 identificaram um crescimento médio anual de 10,7% nos últimos 15 anos, sendo que as micro e pequenas empresas do setor respondem por 98,9% desse mercado. O faturamento líquido passou de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 27,3 bilhões em 2010. O estudo foi realizado pela ABDi (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Uma das apostas dos pequenos laboratórios são os produtos dermocosméticos – que levam princípios ativos às camadas mais profundas da pele, normalmente hipoalergênicos – e cosmecêuticos – uma categoria de cosmético que se aproxima de medicamentos, por ser aplicado em tratamentos terapêuticos ou dermatológicos.
O grupo LQF, de São José do Rio Preto (SP), surgiu há cerca de três anos já está presente em quase todo o Brasil com dermocosméticos. Ao optarem por esse filão, conseguiram um rendimento R$ 4,8 milhões com a fabricação e venda dos produtos. Para 2012, a meta é aumentar o faturamento em até 30% com a chegada nas regiões
Nordeste e Sul do Brasil
O diferencial é o desenvolvimento e produção de cosméticos de tratamento que eliminem químicas pesadas, causadoras de doenças graves. Apenas para criar uma base fortalecedora de unhas, com nanotecnologia (que parte da construção de estruturas e novos materiais a partir de átomos), investiram R$ 1,5 milhão em pesquisas. Além de embelezar, o produto promete reconstruir a queratina.
“Utilizando esta tecnologia exclusiva no mercado de cosméticos brasileiros, conseguimos desenvolver uma base fortalecedora capaz de identificar as deficiências da unha de cada pessoa e repor os minerais necessários, reconstruindo a queratina nas partes danificadas”, afirma Paulo Lucas, farmacêutico e consultor do Grupo LQF.
Além da linha de cuidado e tratamento para as unhas, a LQF oferece a linha de cuidado da pele. Os principais canais de venda do grupo são as grandes redes de drogarias e farmácias.
POR DENTRO
Os produtos nanocosméticos têm sido especialmente explorados em produtos com ação antirrugas, fotoprotetora e firmadora da pele. A procura por esse tipo de cosmético vai ao encontro, também, do desejo do consumidor por novos conceitos e da sua maior aceitação por produtos que não agridam o meio ambiente. Os laboratórios Vichy, por exemplo, enfocam sua produção em produtos antienvelhecimento, anticelulite, maquiagens com funções específicas (como para grávidas, que apresentam manchas na pele) etc.