Pesquisar
Close this search box.

TENDÊNCIAS – Pequenos laboratórios de cosméticos

O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos vem registrando forte desempenho nos últimos anos. Dados do Caderno Tendências 2010/2011 identificaram um crescimento médio anual de 10,7% nos últimos 15 anos, sendo que as micro e pequenas empresas do setor respondem por 98,9% desse mercado. O faturamento líquido passou de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 27,3 bilhões em 2010. O estudo foi realizado pela ABDi (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Uma das apostas dos pequenos laboratórios são os produtos dermocosméticos – que levam princípios ativos às camadas mais profundas da pele, normalmente hipoalergênicos – e cosmecêuticos – uma categoria de cosmético que se aproxima de medicamentos, por ser aplicado em tratamentos terapêuticos ou dermatológicos.
O grupo LQF, de São José do Rio Preto (SP), surgiu há cerca de três anos já está presente em quase todo o Brasil com dermocosméticos. Ao optarem por esse filão, conseguiram um rendimento R$ 4,8 milhões com a fabricação e venda dos produtos. Para 2012, a meta é aumentar o faturamento em até 30% com a chegada nas regiões

Nordeste e Sul do Brasil

O diferencial é o desenvolvimento e produção de cosméticos de tratamento que eliminem químicas pesadas, causadoras de doenças graves. Apenas para criar uma base fortalecedora de unhas, com nanotecnologia (que parte da construção de estruturas e novos materiais a partir de átomos), investiram R$ 1,5 milhão em pesquisas. Além de embelezar, o produto promete reconstruir a queratina.
“Utilizando esta tecnologia exclusiva no mercado de cosméticos brasileiros, conseguimos desenvolver uma base fortalecedora capaz de identificar as deficiências da unha de cada pessoa e repor os minerais necessários, reconstruindo a queratina nas partes danificadas”, afirma Paulo Lucas, farmacêutico e consultor do Grupo LQF.
Além da linha de cuidado e tratamento para as unhas, a LQF oferece a linha de cuidado da pele. Os principais canais de venda do grupo são as grandes redes de drogarias e farmácias.

POR DENTRO

Os produtos nanocosméticos têm sido especialmente explorados em produtos com ação antirrugas, fotoprotetora e firmadora da pele. A procura por esse tipo de cosmético vai ao encontro, também, do desejo do consumidor por novos conceitos e da sua maior aceitação por produtos que não agridam o meio ambiente. Os laboratórios Vichy, por exemplo, enfocam sua produção em produtos antienvelhecimento, anticelulite, maquiagens com funções específicas (como para grávidas, que apresentam manchas na pele) etc.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar