Pesquisar
Close this search box.

Embrapa lança novos guaranazeiros para ampliar produção no Amazonas

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) lança hoje quatro novas cultivares do guaranazeiro, planta nativa da Amazônia utilizada em refrigerantes, produtos alimentícios, farmacêuticos e cosméticos. O lançamento é hoje no Campo Experimental da Embrapa no município de Maués, em Dia de Campo, evento voltado para produtores rurais, técnicos de assistência técnica e extensão rural, agências de fomento, empresas agroindustriais e demais interessados na cultura do guaraná.
As novas cultivares de guaranazeiro são plantas melhoradas que têm como vantagens a alta produtividade e a resistência genética à antracnose, principal doença que afeta o cultivo de guaraná no Amazonas e que causa perdas totais da produção. Por serem plantas resistentes à doença, dispensam o uso de fungicidas. Por serem mais produtivas, o plantio dessas cultivares possibilita aumentar a produção sem aumentar a extensão das áreas de plantio. Com isso também se evita o desmatamento de novas áreas.
Quando manejadas seguindo as recomendações do sistema de produção, elaborado pela Embrapa, essas novas cultivares de guaranazeiro chegam a produzir sete vezes mais que a média regional, que é de 200 gramas por planta, explica o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, André Atroch, que junto com o pesquisador Firmino Filho, coordenam o programa de melhoramento genético do guaranazeiro.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar