Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa revela o que as empresas valorizam nos funcionários

Atualmente, as empresas têm dado crescente atenção a características pessoais dos profissionais, como por exemplo, a capacidade de liderar, pelo fato de que hoje o ambiente de negócios está passando por uma rápida transformação. Mas isso não significa, porém, que o domínio técnico tenha sido deixado de lado.
A pesquisa feita pela DM-Recursos Humanos, com 76 altos executivos de 33 empresas de grande porte e de diferentes ramos como energia, alimentos e bebidas, química/petroquímica, siderurgia, mineração, farmacêutica, telecom, agronegócio, saúde, engenharia, papel e celulose, automotivo, teconologia e financeiro revela quais são os conhecimentos técnicos mais importantes e imprescindíveis aos profissionais, na hora de atuar em diversos departamentos, como marketing, comercial e industrial e vai além: esclarece que “conhecimentos financeiros” são exigidos em todas as áreas, inclusive naquelas que, aparentemente, não possuem ligação direta com a área financeira da organização.
“Em marketing, por exemplo, é preciso lidar bem com custos e investimentos, dominando análises financeiras”, afirmou Sonia González, gerente da divisão executivos da DM Recursos Humanos, responsável pela pesquisa.
Vale ressaltar que a pesquisa apontou também as cinco habilidades comportamentais mais valorizadas pelas empresas: liderança, trabalho em equipe, comunicação, relacionamento interpessoal, iniciativa/ proatividade e foco em resultados.
Porém, o estudo confirma uma realidade nada animadora para as empresas e, no mínimo, desafiadora aos profissionais, ou seja, algumas das habilidades acima e outras tão importantes como o domínio de idiomas, não são encontradas com facilidade nos candidatos que participam dos processos seletivos, fazendo com que aqueles que possuem essas características, se diferenciem do grupo na hora de escolher quem vai preencher a posição tão disputada.
A pesquisa mostrou também quais os cursos de graduação que são mais valorizados pelas empresas. Dentre os cinco mais votados estão: administração de empresas, seguido de engenharia, economia, ciências contábeis e medicina.
Já na área de pós-graduação/MBA os cinco mais valorizados são: marketing, gestão empresarial, gestão de projetos, finanças e administração, nessa ordem.

Características

Liderança, Proatividade

Trabalho em equipe, Comunicação

Relacionamento interpessoal

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar