Pesquisar
Close this search box.

Mortes em queda no Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas emitiu, ontem, novo Boletim Ampliado de Enfrentamento da Covid-19 no Amazonas, com a nova análise temporal de casos da infecção no Estado. Até 30 de junho de 2021, foram registrados 13.313 óbitos por Covid-19. Nos últimos 14 dias, a redução foi de 30% no número de óbitos diários no Estado, sendo 20% de redução nos municípios do interior e 40% na redução na capital. Ainda segundo o boletim, o número médio de sepultamentos em Manaus, está próximo à média observada de 2015 a 2019, período antes da pandemia da Covid-19. Conforme o boletim, o Amazonas registrou 402.089 casos de Covid-19 de março de 2020 até 30 de junho de 2021. De 1º de janeiro a 30 de junho de 2021, foram 200.222 casos, representando 50% do total. Não deixa de ser um alívio e mostra o quanto a vacinação, ainda atingindo a menor parte da população, já está influenciando nos números.

AGENDA

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) estará em Manaus nos dias 16 e 17 de julho. No primeiro, cumprirá agenda oficial, inaugurando um conjunto habitacional com 500 apartamentos e anunciando investimentos. No segundo, comandará uma motociata que deve reunir 100 clubes de motoqueiros pelas principais ruas da cidade.

CANDIDATA?

Rumores são como certa a candidatura da advogada Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, reitora de uma das maiores universidade privadas locais, a senadora em 2022. Mas os cunhados dela, deputados Átila e Belarmino Lins, dizem que, por enquanto, trata-se de mera especuçação. É que o partido mirado pelos apoiadores dela é justamente o Progressistas, comandado no Estado pelos dois parlamentares.

SEM PROBLEMA

O Tribunal de Contas da União arquivou o processo nº 033.121/2020-6 e considerou improcedente a suspeita de irregularidade na contratação de empresa para prestação de serviços de Unidade de Terapia Intensiva aérea em meio à pandemia de Covid-19, pela Secretaria de Estado de Saúde. A representação era sobre sobrepreço e direcionamento na contratação da empresa Manaus AeroTaxi, para o transporte de pacientes graves do interior, onde não há UTI, para a capital, Manaus.

GOLPE

A Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Amazonas, lança hoje a Campanha contra o Golpe da Carta Contemplada, no mini auditório da sede. O objetivo é o de prevenir e orientar os consumidores amazonenses para que não sejam vítimas deste golpe, com o apoio de órgãos como a Delegacia do Consumidor, Defensoria Pública do Estado e PROCON. 

AVANÇO

O Governo do Estado vem atuando para avançar nas faixas etárias a receber a vacina contra a Covid-19. Ao todo, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde, 15 municípios já imunizam a partir dos 18 anos e o restante a partir dos 30 anos de idade, confirmando o empenho na organização logística, capacitação e distribuição dos imunizantes para todos os municípios do Amazonas.

DOENÇA

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas investiga a suspeita de encefalomielite equina em animais de três propriedades localizadas no bairro Tarumã, zona oeste de Manaus. Os cavalos foram isolados e estão sendo monitorados pela autarquia. 

NOVIDADES

O Vacinômetro, criado pela Prefeitura de Manaus para permitir o acompanhamento do ritmo da campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade, ganhou novos campos de informações. A partir de agora, ao acessar a plataforma será possível encontrar, além dos números referentes às doses aplicadas, entre outros campos, dados detalhados sobre a quantidade de pessoas vacinadas, por categoria. Desde que foi lançada, em janeiro deste ano, a ferramenta já teve quase cinco milhões de acessos.

ESTUDANTES

A juíza da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, Jaiza Maria Fraxe, deu decisão favorável à ação civil pública impetrada pelo deputado federal Marcelo Ramos (PL) em que o parlamentar solicita o adiantamento da vacinação dos estudantes de Medicina que participam de aulas práticas nos hospitais e que atuam como assistentes no atendimento ao público em geral, que estão expostos ao vírus da Covid-19.

FRASES

“Apoiaremos uma campanha nacional, sobre o voto impresso, e outra local, a repavimentação total da nossa BR-319.” Coronel Menezes (Patriota), ao anunciar programação com o presidente Jair Bolsonaro em Manaus

“Isso é coisa de campanha.” Mayara Pinheiro (Progressistas), deputada estadual, sobre denúncia de que emprega vários funcionários “fantasmas” 

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar