Pesquisar
Close this search box.

David agita a sucessão estadual

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avamte) está agitando a sucessão estadual. Primeiro ele teve o próprio nome especulado para disputar o Governo do Estado em 2022, mas depois desmentiu a intenção; depois, aproximou-se do governador Wilson Lima (PSC) e chegou a falar em trabalho conjunto; trocou um telefonema com Amazonino Mendes (Podemos), seu adversário em 2020, baixando a guarda e por último tomou café da manhã no domingo (30) com o senador Eduardo Braga (MDB), em tom amistoso. Claramente o atual mandatário da capital posiciona-se para ser a noiva mais cobiçada no pleito estadual. E tem tudo para se firmar no posto. É que Manaus passou a ter papel mais do que determinante desde 2014, quando José Melo (PROS) elegeu-se derrotando o favorito Braga, com desempenho melhor na capital que no interior. O candidato a governador que não fizer maioria na cidade-Estado terá muitas dificuldades em chegar ao Palácio da Compensa.

CHEGADA

Amazonino Mendes tomou ontem a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e anunciou o retorno a Manaus para daqui a 15 dias. Ele deixou a cidade logo após a eleição do ano passado para se dedicar a tratamentos de saúde e já mandou anunciar que pretende mesmo disputar a eleição estadual, preferencialmente para governador.

FESTA

Os integrantes do partido Patriota no Amazonas fizeram festa ontem com a filiação do senador Flávio Bolsonaro à legenda. É que o fato sinaliza para a entrada do presidente Jair Bolsonaro. O coronel reformado do Exército, Alfredo Menezes, que disputou a eleição em Manaus com apoio do chefe da Nação, é o mais entusiasmado com a notícia.

RECORDE

O rio Negro deve bater entre hoje e amanhã o recorde histórico de 29 metros e 97 centímetros e ultrapassar os 30 metros pela primeira vez na história. Nos últimos dias o Centro de Manaus transformou-se em vetor de atração da curiosidade de boa parte da população, que está adotando o já conhecido “turismo de cheia”. No último final de semana a presença de público no Porto de Manaus foi significativa.

EVENTO DE PESO

O webinário “Recursos Hídricos e Sustentabilidade na Amazônia: do saneamento a outros usos”, promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas, terá a participação de renomados cientistas brasileiros que militam na área ambiental. O evento acontece amanhã, às 9h (Manaus), e 10h (Brasília), e trará discussões acerca dos recursos hídricos em alusão à semana do meio ambiente.  O professor e doutor José Galizia Tundisi, reconhecido internacionalmente pelas pesquisas na área da ecologia, será um dos participantes. Ele é mestre em oceanografia pela Universidade de Southampton, na Inglaterra.

INVESTIMENTOS

O governador Wilson Lima participou da abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2021 ontem. O BIF é o maior evento de investimentos estrangeiros da América Latina para o Brasil e, neste ano, acontece de forma virtual. Segundo o governador, é importante que os investidores estrangeiros conheçam os potenciais do Amazonas, uma economia que alinha preservação ao desenvolvimento sustentável. O evento é organizado pela Apex-Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Governo Federal.

MORMO

A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas interditou quatro propriedades e está monitorando equídeos nos municípios de Urucará e São Sebastião do Uatumã após a constatação de foco de mormo, doença infecciosa que também pode ser transmitida a humanos. Pelo risco sanitário, a agência alerta a população para evitar o contato com cavalos e adotar cuidados no trânsito desses animais na região. 

ANÁLISES

A confirmação de mormo em quatro equídeos ocorreu após análises realizadas em laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Com a notificação, a Adaf interditou as quatro propriedades em que os animais se encontravam (duas em cada município) e iniciou o monitoramento de outros 11 equídeos.

PROJETOS

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas anunciou ontem apoio a 40 projetos para fortalecer o empreendedorismo de base tecnológica e pesquisas a serem desenvolvidas na capital e no interior do estado. Os projetos beneficiados foram aprovados nos editais do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova II); Programa Fapeam: Mulheres na Ciência; e Programa Amazônidas- Mulheres e Meninas na Ciência. Para os três editais, foram disponibilizados R$ 11,7 milhões

FRASES

“Logo mais estarei de volta.” Amazonino Mendes (Podemos), ex-governador, ao anunciar o retorno a Manaus depois de ser vacinado em São Paulo, com o objetivo de disputar a eleição de 2022

“Faltou erva.” Jair Bolsonaro (sem partido), presidente da República, sobre as manifestações contra ele no último final de semana

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar