Pesquisar
Close this search box.

Ciclo de aumento de preços no país está encerrado, garante Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que considera encerrado o ciclo de aumento da inflação no país. Para ele, os índices que indicam os aumentos de preços serão reduzidos nos próximos meses em direção ao centro da meta. “O pior já passou porque todos os preços estão caindo. A inflação está sob controle no Brasil”, afirmou Mantega após participar de um almoço, em São Paulo, com empresários da Abdib (Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base).
Segundo Mantega, o quadro inflacionário internacional está sendo revertido. Apesar disso, Mantega ponderou não saber se tal tendência é definitiva.
Analistas do mercado financeiro ouvidos pelo BC (Banco Central) trabalham com o cenário de que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo, usado para definir a meta oficial de inflação), tenha chegado em julho ao acumulado de 6,5% em 12 meses. A meta do governo é de uma inflação de 4,5% ao ano, com dois pontos de tolerância para cima ou para baixo.
Nos 12 meses encerrados em junho, segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE, o resultado acumulado já estava em 6,06%. Outros índices de inflação, calculados por entidades como FGV (Fundação Getulio Vargas) e Fipe, já apontam uma desaceleração das taxas nas últimas semanas.
O ministro argumentou ainda que os preços internacionais do petróleo, apesar de instáveis, mostram queda, assim como os valores das commodities agrícolas. “A economia brasileira está caminhando para o patamar adequado de crescimento”, afirmou. Segundo Mantega, o crescimento “não é exagerado, mas é robusto”. “A economia brasileira segue um pouquinho menos acelerada que no ano passado, mas na rota do crescimento. Considero que 4,5% e 5% [de alta do PIB] é vigoroso.”
Mantega, que falou rapidamente com os jornalistas após o evento em São Paulo, evitou comentar sobre a saída de Jorge Rachid do cargo de secretário da Receita Federal.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar