Pesquisar
Close this search box.

Governo do Estado promove a primeira Corepi no município Cacau Pirêra

Nesta sexta-feira, o Governo do Estado do Amazonas por meio da Sejel (Secretaria de Estado Desporto e Lazer), promove a primeira Corepi (Competição de Remo para Pessoas Idosas) no Cacau Pirêra. O evento acontece das 8hs às 11hs e deve reunir mais de duas mil pessoas idosas, integrantes de 30 grupos atendidos pelo projeto estadual Vidativa, na capital e nos municípios adjacentes. A ação tem foco no fomento da prática de esportes náuticos e aquáticos executados pela Secretaria Estadual de Esportes a exemplo do Projeto Navegar lançado no último domingo na Orla da Ponta Negra.
Para o Secretário Lupércio Ramos, esse trabalho é uma inovação que prestigia a vocação natural da região para esportes como canoagem, vela e remo. “Através de projetos como o Vidativa, queremos incentivar todas as pessoas de ambos os sexos, independente de faixa etária, a participarem de esportes como uma prática saudável para a melhoria de qualidade de vida. É claro, que para muita gente, o transporte de canoa faz parte do cotidiano e fica mais prazeroso, então esperamos que esse Corepi se torne uma atividade também de lazer”, ressaltou.
Nesta primeira Edição do Corepi, participam 36 integrantes do Projeto Estadual Vidativa, inscritos nos grupos ‘Felicidade não tem Idade’ e ‘Maria Joaquina’, que funciona nos municípios de Iranduba e distrito de Cacau Pirêra respectivamente. Todos os participantes foram submetidos a exames clínicos e cardiológicos atestando que estão aptos a realizar a atividade por profissionais da Ufam (Universidade Federal do Amazonas).

Projeto
Vidativa
O Projeto Vidativa é ancorado pelo Governo do Estado do Amazonas em parceria com a empresa de refrigerantes Coca-Cola e tem por finalidade promover atividades físicas e desportivas e práticas de interação social e lazer para pessoas idosas. Atualmente atende mais de 3 mil idosos na capital e municípios do interior do Estado.
De acordo com a coordenadora do Projeto Vidativa, Lilia Albuquerque, o 1º Corepi surgiu para atender uma demanda de homens e mulheres maiores de 60 anos, que utilizam com freqüência o transporte de canoa e naturalmente praticam o exercício de remo para participarem das atividades promovidas pelo Programa. “Este Corepi é uma edição piloto que pretendemos ampliar de acordo com a adesão de novos participantes e com isso incentivar a prática de esporte náutico também entre pessoas dessa faixa etária, tanto aqui como em outros municípios e também na capital”, ressaltou.
Os vencedores dos ­primeiros lugares, serão premiados com medalhas de ouro, prata e bronze e os grupos receberão troféus e dois micro sistems doados pelo CDH (Conselho de Desenvolvimento Humano).
O evento tem patrocínio do Governo do Estado do Amazonas e detém de estrutura emergencial para atendimento médico através de ambulância e atuação do Corpo de Bombeiros, além de sistemas de segurança e acompanhamento durante o trecho, efetuados pelos profissionais da Capitânia dos Portos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar