Pesquisar
Close this search box.

Zona Franca em destaque

Na edição de outubro/novembro de 2021 da publicação britânica fDi Intelligence, a Zona Franca de Manaus recebeu menção honrosa na categoria “Ajustes Logísticos” da premiação “Zonas Francas Globais do ano de 2021”. A publicação pertence ao grupo editorial do jornal britânico Financial Times, um dos mais conceituados veículos de economia da Europa. Na avaliação do corpo de jurados, o destaque se deve “aos avanços realizados nesta área (de logística) ao longo dos últimos anos, dotando a ZFM de maior competitividade”. As iniciativas para o aprimoramento da logística na região são essenciais não apenas para garantir maior eficácia nos processos de recebimento dos insumos e de escoamento dos produtos fabricados no Polo Industrial de Manaus, mas também para facilitar a vida dos habitantes da região. E ainda há iniciativas promissoras na área, como é o caso da ligação terrestre entre Manaus e o porto de Georgetown, na Guiana Inglesa. 

ITINERANTE

cas
Foto: Divulgação

A 300ª reunião ordinária do Conselho de Administração da Suframa, realizada ontem em Porto Velho (RO), aprovou 31 projetos industriais e de serviços, com previsão de investimentos de R$ 7,95 bilhões e geração de 1.409 novos empregos na área de atuação da Superintendência da Zona Franca de Manaus ao longo dos próximos três anos. O CAS está retomando o calendário de reuniões itinerantes nos estados da Amazônia Ocidental, que fazem parte da área de atuação da autarquia.

MERENDA

Chamada Pública da Agricultura Familiar, aberta pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto, recebeu 358 propostas para fornecimento de gêneros alimentícios para a merenda escolar da rede pública estadual de ensino. Ontem os agricultores e representantes de cooperativas compareceram ao auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta para a abertura das propostas e avaliação dos documentos pela comissão.

OPORTUNIDADE

Workshop sobre Exportação na Prática para Cooperativas, voltado para produtores agropecuários do Amazonas interessados em vender seus produtos no exterior, foi promovido pelo Sistema Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas no Da Vinci Hotel. É uma iniciativa para abrir caminhos às cooperativas do Amazonas e viabilizar produtos agropecuários, artesanais e da bioeconomia no mercado externo. 

IMPEACHMENT

O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) ingressou ontem com um novo pedido de impeachment contra o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) e o vice, Carlos Almeida Filho (PSDB). De acordo com o parlamentar, a peça foi fundamentada no relatório do presidente da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça, ministro Francisco Falcão, que votou a favor da denúncia da Procuradoria Geral da República contra os gestores do Estado, no dia 20 de setembro, no caso da compra superfaturada de 28 respiradores inadequados durante a pandemia da Covid-19 no Estado.

EXPOSIÇÃO

Os traços de expressão forte da artista kokama Chermie Ferreira estão presentes na 1ª Mostra de Arte Indígena de Manaus – Meu Povo, que ocorre no hall do Palácio Rio Branco, Centro, aberta ao público até o dia 24. O evento, realizado pelo Conselho Municipal de Cultura, faz parte do conjunto de festejos e ações comemorativas do aniversário de 352 anos da cidade de Manaus

ANIVERSÁRIO

O acesso às festividades de aniversário de Manaus ocorrerá mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br), limitado a três mil pessoas por noite,  sendo maiores de 12 anos de idade. É necessário estar com o esquema vacinal completo com as duas doses ou dose única contra a Covid-19, e ainda apresentação obrigatória de teste apontando negativo para a doença, para aqueles que tomaram a vacina há menos de 15 dias até a data do evento comemorativo.

GIROS

O candidato às prévias presidenciais do PSDB, Arthur Virgílio Neto, encerra o seu segundo giro pelo Brasil conversando com lideranças e filiados de Cuiabá, no Mato Grosso, hoje. Ontem ele esteve nos ninhos tucanos de Curitiba, no Paraná, e em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Antes, na noite de quarta-feira (20), foi recebido em Florianópolis, Santa Catarina. No próximo giro ele vai percorrer os estados do Nordeste.

CONDENADO

O Ministério Público Federal conseguiu na Justiça a condenação do ex-prefeito de Itamarati, Raimundo Gomes Lobo, por irregularidades na execução de convênio firmado pelo município em 2001, durante sua gestão, com a Fundação Nacional de Saúde. A investigação mostrou que o ex-prefeito autorizou o pagamento integral do valor da obra para construção de 114 módulos sanitários com base em notas fiscais fraudadas, mas entregou 24 unidades, representando apenas 21% da obra.

FRASES

“Esta Casa (Assembleia Legislativa) está criando o mesmo gatilho que hoje é praticado no combustível”, Wilker Barreto (Podemos), deputado estadual, após aprovação de projeto que altera a cobrança do ICMS sobre a energia elétrica

“A Amazônia hoje é campeã em registro de patentes de produtos eletrônicos, por causa do Polo Industrial de Manaus.” Claudio Furtado, presidente do  Instituto Nacional de Propriedade Industrial

Foto/Destaque: Divulgação

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar